Painéis Adicionais

(1 avaliação)

Os painéis adicionais pertencem à categorias dos sinais de indicação. Tem como finalidade completar a indicação dada pelos sinais verticais, a restringir a sua aplicação a certas categorias de utentes da via pública, a limitar a sua validade a determinados períodos de tempo ou a indicar a extensão da via em que vigoram as prescrições.seguintes:

Modelos nº 1a e 1b - Painéis indicadores de distância

Destinam-se a indicar o afastamento de um local de perigo ou ainda o início de local em que se aplica a prescrição a que se refere o sinal, podendo o modelo nº 1b utilizar-se apenas com o sinal B1.

Modelo nº 2 – Painéis indicadores da extensão de um troço

Destinam-se a indicar a extensão de um troço de via que apresenta qualquer perigo e se aplica a mensagem do sinal.

Modelos nº 3a, 3b, 3c e 3d – Painéis indicadores do início ou fim de local regulamentação

Destinam-se a assinalar o ponto da via em que começa ou termina a prescrição.

Modelos nº 4a, 4b e 5 – Painéis indicadores da extensão regulamentada e de repetição da extensão

Destinam-se a indicar que a prescrição relativa ao estacionamento ou paragens constantes do sinal se aplicará apenas nas extensões que figuram nos painéis.

Modelos nº 6a e 6b – Painéis indicadores de continuação do local regulamentado quanto a estacionamento ou paragem

Destinam-se a repetir a informação de proibição de paragem ou estacionamento dada anteriormente; o modelo nº 6a utilizar-se-á quando o sinal estiver colocado paralelamente ao eixo da via e o modelo nº 6b quando o sinal lhe for perpendicular.

Modelos nº 7a, 7b, 7c e 7d – Painéis indicadores de periodicidade

Destinam-se a limitar a determinados períodos de tempo a vigência da prescrição; o modelo nº 7a indica os dias do mês em que a proibição constante do sinal se aplica; o modelo nº 7b os dias da semana; o modelo nº 7c as horas do dia e o modelo nº 7d os dias da semana e as horas do dia.

Modelo nº 8 – Painéis indicadores de duração

Destinam-se a indicar que a prescrição constante do sinal só começa a vigorar para além do período de tempo que figura no painel.

Modelo nº 9 – Painéis indicadores de peso

Destinam-se a indicar que a prescrição constante do sinal só começa a vigorar para além do período de tempo que figura no painel.

Modelos nº 10a, 10b e 10c – Painéis indicadores de aplicação

Destinam-se a informar que a prescrição não se aplica ou só se aplica a determinados veículos, operações ou veículos eléctricos.

Modelos nº 11a, 11b1 11c, 11d, 11e, 11f, 11g, 11h, 11i, 11j e 11l – Painéis indicadores de veículos a que se aplica a regulamentação

Destinam-se a informar que a indicação ou a prescrição constante do sinal apenas se aplica aos veículos que figurem no painel; o modelo nº 11a deve utilizar-se para automóveis ligeiros de passageiros e mistos; o modelo nº 11b para automóveis de mercadorias; o modelo nº 11c para automóveis pesados de passageiros; o modelo nº 11d para veículos portadores de dístico de deficiente; o modelo nº 11e para automóveis pesados de mercadorias; o modelo nº 11f para motociclos; o modelo nº 11g para ciclomotores; o modelo nº 11h para velocípedes; o modelo nº 11i para veículos agrícolas; o modelo nº 11j para veículos afetos ao serviço de determinadas entidades e o modelo nº 11l para veículos eléctricos.



Modelos nº 12a, 12b, 12c, 12d, 12e, e 12f – Painéis indicadores da posição autorizada para estacionamento

Destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos, estes painéis utilizar-se-ão sempre com o sinal de informação H1.

Modelos nº 13a e 13b – Diagrama de via com prioridade

Destinam-se a indicar que a via com prioridade muda de direcção, deve utilizar-se conjuntamente com o sinal B3; o traço largo representa a via com prioridade.

Modelo nº 14 – Painéis de informação diversa

Destinam-se a assinalar troços de via em que se verificam determinadas circunstâncias de que seja conveniente dar conhecimento ao utente.

Modelos nº 15a e 15b – Painéis indicadores de condições meteorológicas

Destinam-se a assinalar que o perigo indicado pelos sinais A5 e A29 resulta das condições meteorológicas indicadas no painel; chuva, neve ou gelo.

Modelos nº 16 – Limpa-neves

Destina-se a indicar que o perigo indicado pelo sinal A29 resulta da circulação de veículos limpa-neves.

Modelo nº 17 – Painel indicador de via de saída

Destina-se a indicar que a regulamentação ou o perigo constante do sinal apenas se aplicam na via de abrandamento ou de saída indicada pela direcção da seta.

Modelo nº 18 – Painel de indicação de direcção

Destina-se a indicar a direcção a tomar para realizar a manobra prevista no sinal H27; (inversão do sentido de marcha).

Modelo nº 19a e 19b – Painéis indicadores de início ou fim de zona regulamentada

Destinam-se a completar com informações úteis os sinais de zona G1 a G5.

Modelo Nº 20 – Painel indicador de estacionamento pago

Destina-se a informar quer o estacionamento está sujeito ao pagamento de uma taxa.

Comentários

Novo Comentário