Categoria B

Tema Velocidade

Ao circular numa lomba estou sempre obrigado a moderar a velocidade. Concorda com a afirmação?

Ao circular numa lomba estou sempre obrigado a moderar a velocidade. Concorda com a afirmação?

A
Não.
B
Sim.
Comentários
Catia Sofia Silva
Catia Sofia Silva

se e uma lomba supostamente tenho que moderar a velocidade,por que e que a resposta e nao?

Veras Duarte
Veras Duarte

pois também não entendo.. mas é a rasteira do sempre.

Miguel Costa
Miguel Costa

Também não entendo como é que é possível uma resposta dessas.

Instrutor
António Bento

Existem lombas em vários tipos de vias (IC’s, AE, Estradas Nacionais, etc), onde não há necessidade de reduzirmos a velocidade. Normalmente quando falamos em lombas lembramo-nos nas bandas cromáticas e nas lombas de borracha (preto e amarelo) que se encontram nas entradas das localidades e junto às passadeiras de peões. Nestas lombas deveremos reduzir a velocidade porque a finalidade das mesmas é “obrigar” o condutor a circular mais devagar devido aos possíveis perigos (peões, animais). No entanto se nos lembramos que por exemplo na A2 que liga Lisboa ao Porto existem várias lombas sem haver limites inferiores da velocidade (120 km/h) poderemos concluir que a resposta certa é a A.

Miguel Narciso
Miguel Narciso

Sendo assim na pergunta deveria especificar que tipo de lomba é, pois quem realiza o exame não tem de adivinhar.

O interesse dos nossos conhecimentos é para segurança pública, logo vamos supor que seja lombas dentro de localidades...

Instrutor
António Bento

Miguel,
Para cada pergunta há uma resposta certa a 100% podendo as outras estarem a 50% ou 75%. As imagens servem unicamente para ajudar o aluno a escolher a resposta certa. Em relação à pergunta apresentada só teremos de escolher a correta entre as 2 respostas. Podemos pensar onde estão as lombas, se são grandes ou pequenas, mas esses pensamentos servem só para baralhar o que é perguntado. A pergunta está bem explicita e objetiva, só teremos de responder acertadamente.

elizabete souza
elizabete souza

Então ? devo moderar a velocidade ? em todas as lombas ? Acabei de errar .

Instrutor
António Bento

Elisabete,
Para além dos comentários anteriores, o Artº. 25 nº. 1 f) diz o seguinte "Sem prejuízo dos limites máximos de velocidade fixados, o condutor deve moderar especialmente a velocidade nas curvas, cruzamentos, entroncamentos, rotundas, lombas e outros locais de visibilidade reduzida". Sendo assim, continuo a confirmar que a resposta certa é a A.

Rafael Lopes
Rafael Lopes

Na sua resposta você dita: "No entanto se nos lembramos que por exemplo na A2 que liga Lisboa ao Porto existem várias lombas sem haver limites inferiores da velocidade (120 km/h) poderemos concluir que a resposta certa é a A."
Mas lendo o Artigo 25.º - Velocidade moderada onde está a seguinte citação: "Sem prejuízo dos limites máximos de velocidade fixados, o condutor deve moderar especialmente a velocidade: h) (...) nas lombas". Lendo isto fico com a ideia que mesmo em situações em que os limites máximos de velocidade não sejam alterados, devemos moderar a velocidade. Sendo assim o seu argumento sobre as lombas da A2 ficam sem nexo.

Posso estar enganado, assim como você. Acho que quando erramos devemos assumir isso porque ninguém é perfeito. Além disso não é uma pergunta mal feita que vai estragar o seu grande trabalho neste site.

Instrutor
António Bento

Rafael,
A autoria das perguntas e respostas são do IMT e não do site. Como referi nos meus comentários anteriores existem lombas onde poderemos manter a velocidade sem ser necessário moderar a mesma. Esta é a minha opinião, os alunos podem sempre discordar e colocar no exame final uma resposta diferente da minha. Mantenho tudo o que disse nos meus comentários e a questão não é estar errado ou estar certo mas sim dar a minha opinião como instrutor.

João Mourata
João Mourata

teem de ter atenção á pergunta "obrigado", na minha opiniao n somos obrigados, devemos caso existam situacoes k o exijam, por exemplo se vou numa faixa de rodagem com uma passadeira a 100m mas vejo claramente que nao existe, nenhum peao em redor nem nas proximidades acham que a passadeira me obriga a moderar a velocidade? serve de alerta e nao de obrigaçao o condutor é k tem de ter a certeza do seu redor e realizar a acçao certa.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

João,
O Artigo 25.º — Velocidade moderada indica-nos todos os cenários onde devemos moderar a especialmente velocidade, e no mesmo artigo no número 2 diz que quem infringir é sancionado com coima de 120 a 600 euros. Ou seja, tecnicamente somos obrigados e podemos ser sancionados se não o fizermos. Claro que na prática existem muitas situações que isso não acontece, mas o objectivo do exame de código é saber responder correctamente ao perguntado.

Creuza Santos
Creuza Santos

Instrutor, esta lomba tem visibilidade reduzida. Não acredito que seja uma rasteira. Acredito que seja uma pergunta mal formulada. Poderia estar incluída a resposta então: não, devo moderar especialmente a velocidade em curvas de visibilidade reduzida. mas estando só sim e não, deixa uma seria duvida.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Creuza,
Independentemente se existe lomba ou não na imagem, a pergunta não se refere directamente a esta fotografia ou cenário, mas sim de forma geral. A pergunta é simplesmente "Ao circular numa lomba estou sempre obrigado a moderar a velocidade. Concorda com a afirmação?", à qual a resposta certa é não.

Creuza Santos
Creuza Santos

Exatamente sobre isso que falei la acima..... no teste, eu respondo sim..... inclusive voltei a faze-lo hoje e a resposta que o teste da como correta é não. ta fugindo a legislação. pode ser então uma falha do teste. de uma olhada na pergunta e tente responder por favor e solicite o resultado. obrigada

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Creuza,
Foi erro nosso no comentário anterior onde dizíamos "a resposta certa é sim". De facto a resposta certa é não porque só estamos obrigados a moderar a velocidade em lombas de visibilidade reduzida, e uma vez que a pergunta está a generalizar e não especifica se são lombas de visibilidade reduzida ou não, nem tão pouco diz se se trata da lomba da imagem. Como tal, generalizando, a resposta é não, nem sempre somos obrigados a moderar a velocidade nas lombas.

Maria Pires
Maria Pires

Acho que a pergunta não está explicita.. (quanto a mim)
Eu respondi sim, porque em qq lomba sou obrigada moderar a velocidade (penso eu)..

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Maria,
Apenas somos obrigados a moderar a velocidade em lombas de visibilidade reduzida, ou quando estas são sinalizadas com o sinal de perigo A2a.

Zezix Olivais
Zezix Olivais

E de lamentar que para tirar a carta façam deste tipo de perguntas aus alunos pk afinal de contas podemos reprovar por uma questão nesta situação chumbei este teste com 4 erradas sendo esta questão a mais ilariante pk afinal de contas se as lombas estão lá e para moderarmos a velocidade pk também põem em cauza o desgaste da suspensão do veículo para mostrar atenção da parte do aluno não é nesesario este tipo de rasteiras onde as imagens são fictícias a questão obrigado...

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

O Zezix está a pensar nas lombas de abrandamento (lombas artificiais). Existem vários tipos de lombas, tal como por exemplo a que se vê na fotografia.

elizabete souza
elizabete souza

Sabe de uma coisa ? a melhor coisa é moderar e pronto ,em todas as lombas .

Novo Comentário