Categoria B

Tema Cedência de passagem

Qual é a ordem correcta de passagem?

Qual é a ordem correcta de passagem?

A
O automóvel ligeiro, o meu veículo, o motociclo e por último o veículo de tracção animal.
B
O meu veículo, o motociclo, o automóvel ligeiro e por último o veículo de tracção animal.
C
O motociclo, o meu veículo, o automóvel ligeiro e por último o veículo de tracção animal.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Vanêssa Alexandra
Vanêssa Alexandra

Porque é que o motociclo é o primeiro a passar?

Instrutor
António Bento

Vanessa,
A resposta não diz que é o motociclo a passar em primeiro. Primeiro passo eu, depois o motociclo, depois o veículo da frente e por último o veículo de tração animal. A resposta certa é a B.

Vanêssa Alexandra
Vanêssa Alexandra

Correto, foi erro meu. A pergunta era o porquê de ser essa ordem específica?

Instrutor
António Bento

Vanessa,
É essa a ordem porque sendo o veiculo de tração animal o último veiculo a avançar (devido a ter de ceder a passagem aos outros veículos), avançará quem está à direita. Então contando só com os outros três veículos, primeiro avanço eu, depois o motociclo, depois o veículo da frente e por último o tração animal. Esta é a regra da cedência de passagem.

ribeirocosta costa
ribeirocosta costa

verdade cedéncia sempre da direita

Goncalo Monteiro
Goncalo Monteiro

Eu errei esta pergunta apenas porque me parece que na foto o motociclo já se encontra à minha frente. A mim parece-me que se eu avançasse iria bater no motociclo, pois já está à minha frente. Não concorda?

Instrutor
António Bento

Gonçalo,
Concordo que o motociclo poderia estar parado um pouco mais atrás, mas isso não invalida que se cumpra a regra da cedência de passagem. Numa situação real, ou o motociclista recuaria um pouco ou seria eu a desviar-me para passar, de qualquer forma temos sempre de seguir a regra da cedência de passagem ou regra da direita.

Serena  Lanis
Serena Lanis

Eu acertei está perguntar mas tenho uma dúvida ! Se as regras agora mudaram e o veículo de atração animal agora tem prioridade igual a nossa, ou seja a prioridade da direita ! Não percebo porque ele é o ultimo a passar ?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Serena,
As regras não mudaram para veículos de tração animal, apenas mudaram para os velocípedes. Qualquer veículo de tração animal é obrigado, regra geral, a ceder a passagem a veículos a motor.

Vanea Mendes
Vanea Mendes

O meu veiculo tem prioridade?como assim,se tem o veiculo de tração animal a minha direita,supostamente o veiculo preto é que tinha prioridade de passagem,ou não?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Vanea,
O Código da Estrada diz que os veículos de tração animal, regra geral, devem sempre ceder passagem a veículos a motor. Como tal, estando o veículo de tração animal à nossa direita nós podemos avançar, é como se não estivesse lá. O veículo preto nunca poderia ser o primeiro a avançar porque tem o motociclo à sua direita.

Aikamia teixeira

Mas não poderia ser o motociclo a avançar primeiro visto que esta a direita do veículo Preto depois o meu?Tenho dúvidas nessa questão

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Aikamia,
Mais uma vez, a regra geral da cedência de passagem diz que devemos sempre ceder a passagem ao veículo que se encontra à nossa direita, mas no entanto, os veículos de tração animal são sempre obrigados a ceder a passagem a todos os veículos a motor. Como tal, o veículo preto tem o motociclo à sua direita, tem de lhe ceder a passagem, o motociclo tem-nos à sua direita e tem de nos ceder a passagem e nós temos o veículo de tração animal que é obrigado a ceder-nos a passagem. Logo, a ordem de passagem é a referida na resposta B.

Aikamia teixeira

Há ok entende.Obrigada fiquei esclarecida

Elisabete Mendes
Elisabete Mendes

Continuo sem perceber porque não é o motociclo primeiro, já que o motociclo está à direita do veículo preto. Outra dúvida que tenho neste tipo de situações é: porque eu tenho prioridade em relação ao veículo preto.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Elisabete,
Recomendamos ler o nosso último comentário que explica a ordem de passagem e porquê.

Elisabete Mendes
Elisabete Mendes

Obrigada, ao ler o vosso comentário pude entender a resposta :-).

Novo Comentário