Categoria B

Tema Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro

O condutor da ambulância incorre em infracção:

O condutor da ambulância incorre em infracção:

A
Se assinalar a missão urgente de socorro, indevidamente.
B
Se transitar na auto-estrada a uma velocidade superior a 120 Km/h.
C
Se, por exigência da sua missão, deixar de observar regras e sinais de trânsito.
Comentários
Luis Domingues
Luis Domingues

Como profissional de saúde não consigo perceber como será possivel sequer pensar em circular em qualquer via com ambulância em serviço e devidamente sinalizada de forma indevida...estamos em portugal, mas ainda não chegamos a este ponto...a resposta dada como correcta não
faz sentido nenhum...

Instrutor
António Bento

Luis,
Em relação ao seu comentário posso-lhe dizer que sei de um caso em que uma ambulância em marcha de urgência transportando doentes (a caminho da fisioterapia) o condutor foi autuado devido a não haver justificação para ir em marcha de urgência. Em relação a resposta correta a mesma é a A.

Miguel Brito
Miguel Brito

Por curiosidade, que tipo de infracção comete o condutor se circular em marcha urgente de socorro indevidamente?

Instrutor
Mariana Fernandes
Mariana Fernandes

Eu estava indecisa entre a A e a B. As ambulâncias podem exceder o limite máximo nas auto-estradas?

Instrutor
António Bento

Mariana,
Qualquer veículo em marcha de urgência pode exceder os limite máximos de velocidade de acordo com o tipo de via onde circule, desde que cumpre as regras de segurança. A resposta correta é a A.

joao oliveira
Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

João,
A resposta C não está correcta porque em veículo em serviço de urgêcia não pode deixar de observar por completo regras e sinais de trânsito.

Luna Nunes
Luna Nunes

Por que motivo não pode ser considerada correcta a resposta C?
Segundo sei, se uma ambulância em missão urgente de socorro não parar, por exemplo, no sinal de obrigação "STOP" ou perante o sinal luminoso vermelho do sistema principal de luzes, está a praticar uma contra-ordenação muito grave. Ela é obrigada a parar, apesar de poder prosseguir a marcha depois de tomadas as devidas precauções. No entanto, isso não invalida o facto de uma ambulância na situação já mencionada poder não observar/ignorar os sinais de trânsito. Ou seja, tanto na resposta A como na C, a ambulância em missão urgente de socorro pratica uma infracção.

Instrutor
António Bento

Luna,
Qualquer veículo em marcha de urgência só pelo fato de ir em marcha de urgência nunca poderá deixar de observar as regras de trânsito. A resposta C não menciona quais as regras de trânsito em que o condutor poderá deixar de observar, ou seja, poderá por exemplo transitar numa AE a 150 km /h (podendo fazê-lo) mas terá obrigatoriamente de parar perante o sinal de stop. A resposta totalmente correta é a A.

Novo Comentário