Categoria B

Tema Classificação, constituintes, inspecções, pesos e dimensões, protecção de ambiente, equipamentos de segurança, acidente

Se o passageiro transportado no banco da frente não utilizar o cinto de segurança, a responsabilidade é, por regra:

Se o passageiro transportado no banco da frente não utilizar o cinto de segurança, a responsabilidade é, por regra:

A
Do condutor do veículo.
B
Do proprietário do veículo.
C
Do próprio passageiro.
Comentários
jacinta morais
Instrutor
António Bento

Jacinta,
Sendo o passageiro maior de idade é da responsabilidade dele o pagamento da coima devido a não trazer o cinto de segurança. No caso de passageiros menores a responsabilidade é do condutor sendo considerado uma contra ordenação grave. A resposta certa é a C.

David Herdeiro
David Herdeiro

esta pergunta está um bocado mal feita visto que se dirige apenas aos passageiros maiores de idade...

David Cruz
David Cruz

dirige-se só aos passageiros maiores de idade então !! está mal formulado a pergunta.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

A pergunta indica no fim "por regra", referindo-se à regra geral. Como regra geral (o passageiro é maior de idade), a responsabilidade é do próprio passageiro.

João Rito
João Rito

Ok, ao menos ou indicavam "nesta situação" ou explicavam no enunciado se o passageiro é ou não maior de idade.

Compreende-se "regra geral" como a regra normalmente adotada para proceder. Regra geral, o passageiro é maior de idade? Porque é que a regra geral não é do passageiro ser menor de idade? E se houverem mais crianças que adultos no mundo, é regra geral ser adulto? Mais uma parte duvidosa da pergunta...

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

João,
Estas perguntas não são de nossa autoria, são as originais do IMT. O aluno tem sempre a liberdade de escolher a resposta que acha ser correcta, nós aqui tentamos sempre ao máximo ajudar-vos. Mais uma vez, neste tipo de situações tudo depende da interpretação das perguntas e respostas e recomendamos sempre não complicar. Mais uma vez, por regra, a responsabilidade é do passageiro.

Rogerio Saraiva
Rogerio Saraiva

Se eu levar a minha avó de 100 anos e ela não colocar o cinto.... Estas perguntas do IMT destinam-se mesmo a dar dinheiro às escolas de condução.

Como é que sei a idade do passageiro da foto? Até pode ter 17 anos...

Ainda mais: "por regra" essa responsabilidade é sempre imputável ao motorista!

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Rogério,
É a lei estipulada, concorde ou não. Pode consultar o Artigo 135.º — Responsabilidade pelas infrações do Código da Estrada que diz precisamente que é a entidade que pratica a infracção que é responsável pela mesma e que, no caso de menores, o condutor é o responsável.

Se o Rogério estiver a transportar uma criança com 17 anos, você é responsável por esta. Se tiver dúvidas sobre a idade dos seus passageiros, pergunte.

Novo Comentário