Categoria B

Tema Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro

A faixa de rodagem, em que circulo, tem:

A faixa de rodagem, em que circulo, tem:

A
Dois sentidos.
B
Duas vias em cada sentido.
C
Três vias de trânsito no mesmo sentido.
Comentários
Lourenço Sousa
Instrutor
António Bento

Lourenço,
Estamos perante uma auto estrada com duas faixas de rodagem separadas por um separador físico. Cada faixa tem um sentido de trânsito. Na faixa onde estamos existe 3 vias de trânsito no mesmo sentido. A reposta certa é a C.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Esta é outra questão que eu tenho fruto da diferença de definições existente entre aquelas que são dadas nas aulas teóricas e as definições dadas pelo livro. A faixa de rodagem é toda a zona de circulação, mesmo toda (incluindo todas as vias de trânsito, as que vão no meu sentido, em sentido contrário e a minha) ou a faixa de rodagem, qualquer que seja o sítio onde conduzo, são só as vias de transito no meu sentido e a minha via de trânsito?
Eu fiquei com a mesma dúvida que o Lourenço, pois, no meu entender, uma faixa de rodagem é toda a zona de circulação, que engloba todas as vias de trânsito. Daí até haver um eixo da faixa de rodagem, que a divide em duas partes, mas continua a ser a mesma faixa de rodagem.
Corrijam-me se eu estiver errado, por favor.

Instrutor
António Bento

Duarte,
Uma faixa de rodagem vai de um extremo ao outro da rua ou da estrada. Poderá ter uma via ou mais que uma dividida por linhas longitudinais contínuas ou descontínuas. Para haver mais que uma faixa de rodagem terá de ter um separador físico (normalmente blocos de cimento) a separar as faixas de rodagem. Como exemplos temos as auto estradas, vias reservadas a automóveis e motociclos e dentro das localidades as avenidas que têm um passeio normalmente com árvores a dividir as faixas de rodagem.

Novo Comentário