Categoria B

Tema Sinalização luminosa, marcas no pavimento e outra sinalização

Se necessário posso transpor a guia da direita.

Se necessário posso transpor a guia da direita.

A
Certo.
B
Errado.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Ana Marques
Miguel Sá Lemos
Miguel Sá Lemos

Em caso de avaria do veículo, penso eu, por apenas existir uma via naquele sentido.

Instrutor
António Bento

Ana Marques,
As linhas continuas laterais são chamadas guias e têm como finalidade orientar os condutores informando onde termina a faixa de rodagem. Podem ser transpostas em caso de necessidade como por exemplo parar o veículo para atender o telemóvel, fazer uma necessidade fisiológica ou simplesmente parar para descansar um pouco. Estas linhas são diferentes das longitudinais continuas que ao serem transpostas o condutor esta a efetuar uma contra ordenação muito grave. A resposta certa é a A.

Ana Pereira
Ana Pereira

Como distinguir as linhas longitudinais contínuas das guias?

Instrutor
António Bento

Ana,
As linhas longitudinais contínuas ou descontínuas estão no meio da faixa de rodagem separando as vias, e as guias estão nos extremos da faixa de rodagem para informar o condutor onde termina a faixa de rodagem e começa a berma. As guias podem ser transpostas. A resposta certa é a A.

Vanessa Mestre
Vanessa Mestre

Eu continuo sem perceber. Numa autoestrada não posso parar nem estacionar ao não ser nos locais destinados a essa finalidade. Porque é que aqui posso? Não percebo.

Instrutor
António Bento

Vanessa,
Pela imagem estamos perante um itinerário principal (sinalização vertical de cor verde), logo as regras não são as mesmas que as utilizadas nas auto estradas podendo pisar as guias para parar o veículo (não estacionar).

Novo Comentário