Categoria B

Tema Classificação, constituintes, inspecções, pesos e dimensões, protecção de ambiente, equipamentos de segurança, acidente

A placa serve para sinalizar os automóveis ou conjunto de veículos:

A placa serve para sinalizar os automóveis ou conjunto de veículos:

A
Cuja tara exceda 3500 Kg.
B
Cujo peso bruto exceda 3500 Kg.
Comentários
Marta Pereira
Marta Pereira

Qual é a diferença entre tara, peso bruto e peso total?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Marta,
A tara é o peso do veículo vazio.
O peso bruto é o peso do veículo carregado, incluindo o seu peso vazio, ou seja é o peso do veículo vazio mais a carga.
O peso total é o peso que o veículo pesa na altura em que é pesado. Imagina que um veículo tem um peso bruto de 10 000 kg, se o condutor ainda conseguir carregar mais 1000 kg, o peso total neste caso seria os 11 000 kg, logo excedendo o peso bruto.

David Marques
David Marques

Só uma coisa que não entendi, então se o peso bruto é o peso do veiculo mais a carga e se a tara é o peso do veiculo vazio, então mais depressa essas placas sinalizavam veículos já com uma tara de 3500kg ou superior do que um veiculo que o peso bruto fosse de 3500kg . Pois o veiculo de origem já tem 3500kg sem carga, porque imaginemos que o peso do veiculo mais a carga não chega bem aos 3500kg mas ficava ali nos 3000kg então tinha-se que andar a tirar a colocar as placas cada vez que a carga fosse mudada, ou seja um veiculo que tenha uma tara de 2000kg se lhe acrescentarem uma carga de 1500kg ou mais então metem as placas, mas esse mesmo veiculo com tara de 2000kg se noutro dia levasse uma carga de 1000kg tinha que se retirar as placas porque já não ultrapassa os 3500kg de peso bruto !?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

David,
Está a fazer confusão com o peso total e peso bruto. O peso bruto de um veículo é sempre o mesmo e não varia. O que varia sim é o peso total pois este é que depende da carga que o veículo transporta a certa altura. O facto destas placas serem obrigatórias em veículos onde o peso bruto exceda os 3500 kg é porque é precisamente essa uma das características que define ser um veículo pesado (Artigo 106 nº 1 alínea b) do Código da Estrada).

David Marques
David Marques

Peço imensa desculpa pela intervenção outra vez, mas eu vou passar a citar o que está no meu livro de código: 'Massa máxima autorizada (peso bruto): É a soma da tara e da carga que o veiculo pode transportar ; Peso total: É o conjunto da tara e da carga que o veiculo transporta num dado momento.
Ou seja, qual é mesmo a diferença ? São ambos a soma da tara com uma respetiva carga, só por dizer que o peso total é 'num dado momento' ?!?! Não entendo de facto, é sem dúvida a parte que tenho mais dúvidas.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

David,
O livro está correcto. Como indicado, peso bruto é a tara mais o peso máximo da carga que o veículo pode transportar. No entanto, os veículos nem sempre transportam o peso total permitido, podem ir por exemplo só meio carregados, e esse é o peso total.

Imagina que o peso bruto de um veículo é de 10 000 kg, esse é o peso máximo que o veículo pode ter, incluindo o próprio peso do veículo. Mas imagina que o veículo vem apenas meio carregado, o que significa que o peso total do veículo é de, por exemplo, 6 000 kg (tara + peso da carga no dado momento).

Novo Comentário