Categoria B

Tema Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro

Circulando em ambiente não urbano com condições de visibilidade insuficiente posso substituir os sinais sonoros por sinais luminosos.

Circulando em ambiente não urbano com condições de visibilidade insuficiente posso substituir os sinais sonoros por sinais luminosos.

A
A afirmação é falsa.
B
A afirmação é verdadeira.
Comentários
Vanessa Mestre
Instrutor
António Bento

Vanessa,
De noite não posso, ou é proibido, utilizar os sinais sonoros. Devo utilizar os sinais luminosos (médios e máximos) em vez dos sinais sonoros. A resposta certa é a B.

João Rito
João Rito

Embora eu saiba que a resposta certa é B, ou seja é permitido substituir sinais sonoros por luminosos, EM LOCAIS DE VISIBILIDADE REDUZIDA.
Ora Sr. António, a pergunta nunca diz que é de noite, nem sequer faz referência à imagem, pois esta serve como exemplo, mas não exclusivo. Pois pode ser de dia e estar nevoeiro, estar a nevar, etc, sem sequer ser de noite. Podemos até encontrar curvas estreitas e, para avisar a quem está do outro lado que estamos a passar e que tenha cuidado, utilizar sinais sonoros, pois se a curva tem visibilidade reduzida, os condutores que vêm no sentido contrário nunca verão as luzes a avisar (seja de noite ou dia).

Concluindo, por exemplo em nevoeiro podemos subsituir os sinais sonoros por luminosos (luzes de nevoeiro)

Instrutor
António Bento

João,
Ao ter mencionado o circular de noite no meu comentário anterior foi baseado na imagem. No entanto em parte tem razão no seu comentário só referindo que o código da estrada quando menciona alterar os sinais sonoros pelos luminosos é utilizando alternadamente os médios e os máximos sem provocar encadeamento. As luzes de nevoeiro não são obrigatórias à frente.

Catarina  Mendes
Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

A pergunta é se fora das localidades em condições de visibilidade reduzida, se devemos substituir os sinais sonoros por sinais luminosos, e a resposta certa é a B.

Pedro Costa
Pedro Costa

Zona não urbana esta a referir-se a fora das localidades. Fora das localidades é permitido o uso de sinais sonoros em caso de perigo eminente, curvas com fraca visibilidade ou mesmo antes de efectuar uma ultrapassagem. Nesse caso porque não a "A"?

Pedro Costa
Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Não é a resposta A porque a pergunta é se podemos substituir os sinais sonoros por sinais luminosos, sendo esta afirmação verdadeira. Certo que fora das localidades podemos utilizar os sinais sonoros durante a noite, mas também podemos substituí-los por sinais luminosos, sendo estes mais eficazes durante a noite.

Novo Comentário