Categoria B

Tema Sinalização luminosa, marcas no pavimento e outra sinalização

A via de aceleração é a via de trânsito mais à esquerda e destinada ao trânsito mais rápido. Concorda com esta afirmação?

A via de aceleração é a via de trânsito mais à esquerda e destinada ao trânsito mais rápido. Concorda com esta afirmação?

A
Não.
B
Sim.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
andreia filipa
andreia filipa

entao a via da esquerda nao e a via de acelaracao?!

Instrutor
António Bento

Andreia,
A via de aceleração tem como finalidade os veículos atingirem a velocidade mais adequada de acordo com o tipo de via onde vai entrar. Tanto a via de aceleração como a via de abrandamento encontram-se sempre à direita. A resposta certa é a A.

andreia filipa
andreia filipa

Muito obrigada. Gostava se possível que me fizesse entender as situações de distância de paragem e travagem. Obrigada.

Instrutor
António Bento

Andreia,
Para efeitos de cálculo do espaço necessário para um veiculo ficar imobilizado tem que se ter em consideração 3 distâncias:

  • Distância de reação
  • Distância de travagem
  • Distância de paragem

A distância de reação é aquela que o condutor percorre durante o tempo de reação. Por exemplo, se um veículo circular a 40 km/h, se passarmos esse valor para metros por segundo (dividindo 40 000 metros por 3600 segundos, que é 1 hora) podemos dizer que a velocidade desse veículo é de 11 metros por segundo. Se o tempo de reação de um condutor no estado normal (sem efeito do álcool, drogas, etc) é de 1 segundo, então podemos dizer que o condutor ao avistar um obstáculo, como no seu tempo de reação não ira fazer nada, vai fazer com que só comece a travar após esses 11 metros que é a distância de reação. A partir do momento em que o condutor coloca o pé no travão, o veículo começa a andar bloqueado até ficar totalmente imobilizado, a estas distância chama-se a distância de travagem.

A distância de paragem é o somatório da distância de reação mais a distância de travagem. Para o mesmo raciocínio está mais ou menos estabelecido que a distância de travagem calcula-se multiplicando o nº das dezenas por ele próprio. Neste caso multiplicado 4 x 4 (40 km/h) temos uma distância de travagem de 16 metros. Nesta situação se o condutor visse um obstáculo e quisesse travar seria necessário uma distância de paragem de 27 metros (11 metros distância de reação + 16 metros distância de travagem = 27 metros distância de paragem).

Novo Comentário