Categoria A

Tema Visibilidade relativamente aos outros utentes da via

A pouca luminosidade existente diminui o campo de visão dos condutores.

A pouca luminosidade existente diminui o campo de visão dos condutores.

A
Certo.
B
Errado.
Comentários
Marcelo Silva
Marcelo Silva

Errado? Então se não houver luz conduz-se como, pela fé no IMTT?

Instrutor
António Bento

Marcelo,
A pergunta não é se é possível conduzir sem luz, e não há qualquer dúvida que à medida que vai escurecendo, para o condutor de qualquer veículo o seu campo visual vai diminuindo. Para esta pergunta a resposta A está certa.

Ricardo Belem
Ricardo Belem

também fiquei com duvida, obrigado pela explicação Sr. António Bento

João  Ferreira
João Ferreira

o campo de visão diminui? pensava que o campo de visão era sempre o mesmo, apenas a dificuldade em ver é que era comprometida, aparentemente são sinónimos.

Instrutor
António Bento

João,
O campo de visão ao diminuir significa que o condutor não consegue ver o mesmo de frente ou lateralmente como se fosse de dia. Daí ser necessário os veículos terem iluminação para ajudar os condutores a verem a via. O raciocínio no seu comentário está correto, embora o campo visual nunca seja o mesmo.

João Figueiredo
João Figueiredo

O campo de visão não me parece que diminua o que pode diminuir é a visibilidade.
O campo de visão (ou campo de vista) é a extensão angular de um ambiente ou semelhante que é vista em dado momento que num humano 180 graus para frente (sem capacete ou outros condicionantes), enquanto que a visibilidade e a distancia até à qual conseguimos visualizar um objeto. Tendo em consideração estas duas definições apesar de diminuir a luminosidade continuamos a ter um campo de visão de 180 graus eventualmente diminuí a distância a que conseguimos ver os objetos que nos circundam.
Não estamos perante um erro na realização da questão?

Novo Comentário