Categoria B

Tema Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Posso circular de noite só com as luzes de presença acesas?

Posso circular de noite só com as luzes de presença acesas?

A
Não, nunca posso.
B
Sim, quando a via for suficientemente iluminada.
C
Sim, quando as luzes de cruzamento estiverem avariadas.
Comentários
Ana Rita Tavares
Instrutor
António Bento

Ana,
A finalidade das luzes de presença é unicamente para sinalizar um veículo parado quando o mesmo está num local com pouca visibilidade ou não visível a pelo menos 100 metros. As luzes para circular são as de cruzamento. A resposta certa é a A.

josimar neto
josimar neto

Boa noite, Ana atendendo esta situação vou tentar esmiuçar do meu ponto de vista. Pois as luzes de presença apenas é visível pelo menos a 150 metros de distancia e devem ser utilizadas durante a noite enquanto aguardamos abertura da passagem de nível ou durante a paragem e estacionamento, em locais cujo a iluminação não permita o fácil reconhecimento do veiculo à distancia de 100 metros e são de cores branca a frente e amarela atrás.

josimar neto
josimar neto

E nunca podemos circular com os mínimo (presença) normalmente; devo reforçar que elas não iluminam apenas são visíveis, espero de alguma forma fiz esclarecer te esta duvida.

Sara Gonçalves
Sara Gonçalves

Se os médios avariarem dentro de uma localidade tenho de imobilizar logo o veículo ou posso ir até ao destino substituindo-os pelos minímos?

josimar neto
josimar neto

Boa tarde, neste caso em concreto vai depender:
se o médio do lado esquerdo avariar, deverás imobilizar o veiculo de imediato; e se for do lado direito deveras circular com uma das luzes de travagem ou utilizas 4 piscas apenas para transitar até ao local de paragem ou estacionamento.

Novo Comentário