Categoria B

Tema Classificação, constituintes, inspecções, pesos e dimensões, protecção de ambiente, equipamentos de segurança, acidente

Para o cálculo do peso bruto dos automóveis é atribuído ao condutor:

Para o cálculo do peso bruto dos automóveis é atribuído ao condutor:

A
Um peso de 65 kg.
B
Um peso de 75 kg.
C
Um peso de zero kg.
Comentários
Nelson Santos
Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Nelso,
O peso bruto de um veículo é a tara (peso do veículo vazio) mais o peso total que o veículo pode transportar.

Nelson Santos
Nelson Santos

e o porquê de ser atribuido ao condutor um peso de 75 kg e nao mais ? imaginemos que era um obeso

Instrutor
António Bento

Nelson,
O peso de 75 kg é o peso que a legislação considera o padrão para um condutor como sendo parte da tara do veículo. Assim como considera também como fazendo parte da tara 90% do combustível, roda suplente e ferramentas. Com certeza se um condutor ao ter mais do que o peso padrão, não irá influenciar nada em termos de tara do veículo e como consequência o calculo do peso bruto dos automóveis.

pedro fernandes
pedro fernandes

Essa informação do peso padrão, não vi no livro do código, como podemos confirmar? por acaso esta pergunta fui pelo senso comum, ora o peso "normal" de um Homem está a volta do 75kg.

Instrutor
António Bento

Pedro,
Não é pelo senso comum nem pelo peso normal de um condutor, mas sim pela definição de tara que perante o código da estrada menciona “Tara — O peso do veículo em ordem de marcha, sem passageiros nem carga, com o líquido de arrefecimento, lubrificantes, 90% do total de combustível, 100% dos outros fluidos, exceto águas residuais, ferramentas e roda de reserva, quando esta seja obrigatória e, com exceção dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos, o condutor (75 kg), devendo ainda ser considerado, no caso dos veículos pesados de passageiros, o peso do guia (75 kg), se estiver previsto um lugar específico para o mesmo.” A resposta correta é a B.

Novo Comentário