Categoria B

Tema Classificação, constituintes, inspecções, pesos e dimensões, protecção de ambiente, equipamentos de segurança, acidente

O veículo que transita à minha frente, está obrigado a ter matrícula?

O veículo que transita à minha frente, está obrigado a ter matrícula?

A
Não.
B
Sim, mas apenas pode transitar em caminhos particulares.
C
Sim.
Comentários
Carla  Corte Real
Carla Corte Real

Quais são os veículos que não precisam de ter matrícula?

Instrutor
António Bento

Carla,
Todos os veículos com motor são obrigados a terem matricula, no entanto existe uma exceção no Artº 117 n. 3 do código da estrada, que diz "... os motocultivadores e os tratocarros (veículo na imagem) estão sujeitos a matrícula são fixados em regulamento". Este regulamento nunca saiu, daí que a resposta certa é a A.

Pedro Simoes
Pedro Simoes

Desculpe mas este veiculo é obrigado a ter matricula

Instrutor
António Bento

Pedro,
Tem toda a liberdade para escolher (no seu exame de código) a resposta que achar correta. Confirmo que perante a pergunta a resposta certa é a A conforme a minha explicação anterior.

Micael Pinheiro
Micael Pinheiro

nao percebo porque este veiculo nao é obrigado ter matricula,primeiro porque todos os veiculos que circulem na estrada são obrigados a terem matricula até as bicicletas,segundo a imagem indica que o veiculo nao pode exceder a velocidade de 40 km,mas se observarmos os limites de velocidade os tratocarros,so podem circular dentro das localizades e nas restantes vias publicas a uma velocidade de 20 km,se este veiculo nao pode exceder a velocidade de 20 km,como tem um painel que indique que só pode ir no máximo a 40 km?

Instrutor
António Bento

Micael,
A pergunta tem a ver com a necessidade de o tratocarro ter ou não matricula e não com a velocidade do mesmo. Em relação às suas dúvidas dos veículos serem obrigados a ter matricula (incluindo as velocípedes) sugiro esclarecer essas questões com o instrutor da escola onde esta a ter formação.

pedro fernandes
pedro fernandes

Sendo assim como é que uma pessoa pode identificar este veículo? numa via pública.

Instrutor
António Bento

Pedro,
Os tratocarros têm um formato próprio, ou seja são todos iguais. Identificando uma foto de um tratocarro (por exemplo no seu livro de Código), com certeza que ao ver um na rua, identifica-o como tratocarro. Posso-lhe dizer que sei de duas Câmaras Municipais que têm cada uma delas um veículo destes a dar suporte aos jardins da cidade.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Peço desculpa, mas depois de ler o artigo apresentado nos primeiros comentários, continuo sem perceber se os tratocarros podem andar ou não sem matrícula.

Instrutor
António Bento

Duarte,
Os tratocarros estão abrangidos por uma exceção no código da estrada (mencionado no meu comentário anterior) que menciona poderem circular sem matricula. Logo os tratocarros circulam sem matricula.

Maria Rama
Maria Rama

Mas isto não é um quadricilo de mercadorias, sendo portanto obrigado a ter matrícula?

Vlad Moldovan
Vlad Moldovan

precisa de ter matricula ou nao? quando faço esta pergunta na escola da sim

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Como mencionado anteriormente, o veículo na imagem é um tratocarro. Estes veículos não são obrigados a terem matrícula.

Rui Sá
Rui Sá

Gostava de saber como é que o veículo da imagem, tendo um limite de velocidade de 40 Km/h, pode ser um tratocarro, quando estes têm um limite de velocidade de 20 Km/h em todas as vias em que podem circular.

Novo Comentário