Categoria B

Tema Cedência de passagem

Se não oferecer perigo para a segurança dos outros utentes da via, devo ceder a passagem à ambulância.

Se não oferecer perigo para a segurança dos outros utentes da via, devo ceder a passagem à ambulância.

A
Certo.
B
Errado.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Joel Ferreira
Joel Ferreira

Não é apenas nas A.E e nas vias reservadas a automóveis e motociclos que não se deve de ceder a passagem?

Instrutor
António Bento

Joel,
De fato tem razão, só nas auto estradas e vias reservadas é que não de deve ceder a passagem, devido às grandes velocidades que nessas vias se praticam. Não é o caso nesta situação uma vez que a ambulância não segue em missão de urgência e tem um sinal STOP. A resposta correta é a B.

Miguel Magalhaes
Miguel Magalhaes

Mas nao é apenas quando circula em missao urgente de socorro?

Instrutor
António Bento

Miguel,
De fato as ambulâncias têm prioridade de passagem (exceto nas AE e passagens de nível) quando circulam em marcha de urgência. Nesta imagem ou a ambulância tem o sinal de cedência de passagem (não visível) e neste caso deverá deixar passar os outros veículos ou não existe sinalização e deverá avançar porque se apresenta pela direita.

Luis Carlos
Luis Carlos

A resposta é "errado". É visível que a ambulância tem um sinal de stop, e como não apresenta marcha de urgência, deve parar e ceder passagem a todos os veículos.

Instrutor
António Bento

Luis,
No meu comentário anterior mencionei "Nesta imagem ou a ambulância tem o sinal de cedência de passagem (não visível)" significa que o meu raciocino está correto. No entanto não deixa de ter razão ao mencionar que o tal sinal de cedência de passagem esta lá. Com o sinal de STOP (não reparado por mim quando comentei anteriormente) a resposta correta passa a ser a B (errado) porque a ambulância perante um sinal de STOP é sempre obrigada a parar, mesmo vindo em marcha de urgência. As minha desculpas por este lapso e o meu obrigado ao Luis pelo reparo.

Luis Carlos
Luis Carlos

é normal que estes lapsos aconteçam, a qualidade das imagens não ajudam.. Pode só dizer-me como deveria proceder caso a ambulância assinalasse marcha de urgência?
Sei que a ambulância está obrigada a parar, mas caso não crie perigo para o transito , eu devo ceder passagem? (mesmo não sendo obrigado a fazê-lo?)

Instrutor
António Bento

Luis,
No caso de a ambulância assinalar a marcha de urgência, mesmo sendo obrigado a parar, normalmente aplica-se a “regra do bom senso”, ou seja desde que nós consigamos ao ceder a passagem da ambulância não interromper o trânsito ou não colocar os outros utente da via em perigo, neste caso devemos ceder a passagem à ambulância. É o que normalmente acontece na prática, quando os condutores ouvem as sirenes de um veículo em marcha de urgência, acabam por desviar ou parar para deixar passar esse veículo.

Carlos Teixeira
Carlos Teixeira

Entao qual e a resposta certa??

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Carlos,
Como referido anteriormente nos comentários do sr. instrutor, a resposta certa é a B, uma vez que a ambulância tem um sinal STOP e não está em serviço de urgência, esta deve então ceder a passagem a todos os veículos.

Polos Solop
Polos Solop

O sinal (aproximação da próxima saída) que se encontra na via, de fundo branco e com uma barra preta, indica que estamos a circular num itinerário complementar, certo?

Por isso, regra geral, devemos ceder a passagem aos veículos que se apresentem à nossa direita?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Polos,
A imagem não tem muita qualidade, mas consegue-se ver um sinal STOP onde a ambulância está. Esta é obrigada a parar e ceder a passagem.

Carlos Miguel
Carlos Miguel

Ainda a pouco esteve uma pergunta igual a esta noutro exame onde eu dize eu resppondi como NAO e afinal podia se ceder passagem se nao houvesse perigo para outros utentes isto dito por vocés nos comentarios

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Carlos,
Recomendamos ler os comentaários anteriores. Neste cenário apresentado não estamos numa autoestrada ou via equiparada, como tal devemos ceder obrigatoriamente a passagem à ambulância, e não apenas "se não oferecer perigo" como diz a pergunta. A resposta certa é a B.

Novo Comentário