Categoria A

Tema Visibilidade relativamente aos outros utentes da via

Na condução dum motociclo de duas rodas e durante a travagem, a utilização correcta dos dois travões em simultâneo é susceptível de:

Na condução dum motociclo de duas rodas e durante a travagem, a utilização correcta dos dois travões em simultâneo é susceptível de:

A
Aumentar a transferência de massa para a frente do veículo, o que se traduz numa travagem mais segura.
B
Evitar situações de risco, porque atenua as deslocações de massa.
C
Promover a concentração de toda a massa na retaguarda do veículo, o que se traduz numa travagem mais segura.
Comentários
Luis Pinto
Luis Pinto

Na escola de condução a resposta aceite para esta pergunta é a A e não a B.
Em que se baseiam para colocar esta com a resposta correta.?
Obrigado

Instrutor
António Bento

Luis,
Não há duvida que ao travarmos um motociclo com os dois travões faz que com haja um equilíbrio maior no veículo evitando situações de risco. A resposta certa é a B nunca podendo ser a A porque o aumento da transferência da massa para a frente do veiculo só acontece se travarmos o travão da frente.

Luis Pinto
Luis Pinto

Boa Noite
Pois, tb eu pensei nessa situação, mas o que as editoras da especialidade apontam como resposta é a A e não a B.
Daí a minha dúvida....
Quando for fazer o exame se essa questão surgir, irei como deve imaginar optar pela hipótese A, pois é a que me indicam na escola de condução.
No entanto, devemos de ter em conta que o corpo do motociclista é sempre projetado para a frente e nunca para trás e a maior potência de travagem esta concentrada na roda da frente. Sei que o texto das questões é da responsabilidade do IMT e tal como nesta situação específica, por vezes não é muito feliz.

A única coisa que eu queria saber é onde se basearam para responder a opção B. Se há alguma bibliografia de base ou se é baseada em opinião dos gestores deste site, que diga-se excelente site.

Muito obrigado.

Instrutor
António Bento

Luis,
A minha resposta anterior foi baseada nos meus (poucos) conhecimentos como motociclista. Ainda procurei base legal procurando alguma informação nos diversos livros de código para a categoria A não encontrando nada. Nesta situação iria sugerir ao Luis para responder como sendo a resposta A visto o IMT considerar como certa. Não consigo garantir a 100% que a resposta correta é a A, embora perceba que se essa pergunta me aparecesse no exame provavelmente seria essa que colocaria como certa. Posso-lhe dar um outro exemplo onde o IMT considera uma resposta e no código da estrada está omisso: para o IMT a não colocação do cinto de segurança é da responsabilidade do passageiro que não o colocou, sendo maior de 18 anos. Sei de um caso real em quem foi autuado o condutor seguindo o caso para tribunal, considerando o juiz que deveria ser o condutor e não o passageiro a ser autuado. Isto porque o Artº. 82 nº. 1 e o nº. 6 do Código da Estrada só menciona quem é obrigado a colocar o cinto e não especifica quem paga a coima. Nestas questões onde existem dúvidas, concordo consigo que deveremos colocar a resposta (mesmo que discordamos) que o IMT considera como certa.

Luis Pinto
Luis Pinto

Boa Tarde António
Pois cá voltamos às omissões do IMT.
Agradeço a ajuda e a disponibilidade... Muito Obrigado

Miguel  Fonseca
Miguel Fonseca

Não quero parecer arrogante, mas não são necessários muitos anos de estudo da física para perceber que quem fez estas perguntas tem um elevado défice de inteligência.
Em primeiro lugar, todas as respostas estão erradas. Aqui não há nenhuma transferência de massa, mas sim transferência de peso.
Em segundo lugar, em qualquer travagem, seja ela qual for, vai haver sempre transferência de peso para a frente do veículo, devido simplesmente à inércia e não ao travão utilizado.
É uma vergonha e uma tristeza ver perguntas destas em exames com esta seriedade. Os senhores que fazem estas perguntas deviam voltar para a escola.

Tiago Leitão
Tiago Leitão

Penso que nesta questão a única opção correcta seria mesmo a opção B.
Uma vez que a questão refere a “utilização correcta dos DOIS travões em simultâneo” estamos a assumir que existe uma redução na deslocação de massa. É um facto que em qualquer travagem, mesmo que apenas com o travão de trás, existe uma deslocação da massa de trás para a frente(no sentido da marcha), no entanto, a questão aqui não refere apenas a utilização do travão da frente mas sim os dois, e ao utilizar os dois CORRECTAMENTE estamos a distribuir a massa pelos dois atenuando as deslocações de massa e evitando que toda a concentração recaia sobre a dianteira.
A opção A refere um AUMENTO da transferencia de massa para a frente do veículo, travando também com o de trás estamos a REDUZIR/Contrariar esse fenómeno.

Novo Comentário