Categoria A

Tema Visibilidade relativamente aos outros utentes da via

Quando o condutor de um motociclo trava, exercendo igual pressão sobre ambos os travões, a repartição de massa na travagem é feita:

Quando o condutor de um motociclo trava, exercendo igual pressão sobre ambos os travões, a repartição de massa na travagem é feita:

A
50% na roda da frente e 50% na roda de trás.
B
Sobretudo na roda da frente, por acção da inércia.
C
Sobretudo na roda de trás, que é roda motora.
Comentários
pedro viera
pedro viera

boa noite
hoje fiz este exercício na escola de condução no programa " winteste", em que a resposta certa foi a "A" contudo nos vossos testes é a "B", Qual delas o IMTT valida como verdadeira nos exames?
Quais os vossos critérios na escolha da resposta B.

Instrutor
António Bento

Pedro,
O IMT não dá as respostas dos testes o que significa que não existe um critério garantindo a 100% qual das respostas certas, se as do site ou do Winteste. Na minha opinião se travarmos ao mesmo tempo os dois travões vai existir uma força maior no travão da frente devido ao peso do condutor e do motociclo ser transferido para a roda da frente pela ação da própria inércia. A resposta certa é a B.

Joao Franco
Joao Franco

dizem que temos de distribuir a força pelos dois travões

Instrutor
António Bento

Joao,
O condutor deverá travar com os dois travões em simultâneo, a força de travagem é distribuída pela ação da inércia assim como pelo peso do condutor conforme explicação dada anteriormente.

andre duarte
Valter Pejapes
Valter Pejapes

A resposta do Testes de Código Grátis foi de uma falta de profissionalismo e respeito. Adiante. Inércia é quando uma força que é aplicada sobre um objecto quando ele está em movimento. Simplesmente falado, se estiveres a conduzir e a tua mota for contra um muro, tu sais disparado em frente apesar da mota ter ficado para trás. Foste disparado graças à inércia que tinha (tas com inércia = tas embalado).

no caso desta resposta. como a moto está a ir para a frente, a inércia está aplicada em toda a moto, mais na parte da frente do que trás. ou seja se travares seja um carro ou moto o veiculo inclina-se para a frente

Novo Comentário