Categoria B

Tema Ultrapassagem

A manobra de ultrapassagem é sempre proibida em todos os locais de visibilidade insuficiente. Concorda com esta afirmação?

A manobra de ultrapassagem é sempre proibida em todos os locais de visibilidade insuficiente. Concorda com esta afirmação?

A
Não.
B
Sim.
Comentários
Jonathan Fernandes
Jonathan Fernandes

Penso não estar completamente correta a afirmação, uma vez que se for num local com uma curva de visibilidade insuficiente mas a faixa de rodagem tiver duas vias no mesmo sentido, a ultrapassagem pode ser realizada à mesma.

Instrutor
António Bento

Jonathan,
Deveremos responder só ao mencionado na pergunta e não colocarmos outras hipóteses. Para esta pergunta a resposta certa é a B.

Jonathan Fernandes
Jonathan Fernandes

Mas a questão é que diz "é sempre" o que acho que está errado porque existem exceções.
É como questionar se a ultrapassagem a outro veículo é sempre realizado pela esquerda. Sim, a ultrapassagem é pela esquerda, em regra geral, mas existem situações onde se pode fazer pela direita (quando o veículo vai virar à esquerda e deixa espaço suficiente para progredir pela direita).

Instrutor
António Bento

Jonhatan,
Não existe exceções quando a visibilidade é insuficiente e a pergunta refere-se unicamente a esta situação. O seu comentário está correto, mas mais uma vez deve limitar-se a responder ao perguntado, concorde ou não. O Artº. 41 do Código da Estrada f) é bem explicito: "é proibido ultrapassar em todos os locais de invisibilidade insuficiente".

Tiago  Lopes
Tiago Lopes

Mas pode acontecer, ao estares a ultrapassar num curva com visibilidade insuficiente (com 2 vias no mesmo sentido) e estar um a ultrapassar outro no mesmo momento, e quando isso acontece pode se tornar num acidente apesar de ter 2 vias de transito no mesmo sentido.. Correto?

Instrutor
António Bento

Tiago,
O seu comentário é simples suposições que em nada têm a ver com a pergunta. As respostas terão que ser objetivas e com base no código da estrada. Pode haver diversos cenários, mas nos testes qualquer pensamento “extra” à pergunta ou resposta só serve para complicar.

Pedro Tavares
Pedro Tavares

O conjunto Pergunta-Resposta está indubitavelmente incorreta..."A manobra de ultrapassagem é sempre proibida em locais de visibilidade insuficiente?" Não, há por exemplo, locais como os a cima referidos, em que a manobra não é proibida. Contudo segundo o código sempre que a visibilidade não seja suficiente. Não é possivel responder á pergunta "neste caso" porque, na própria pergunta, diz SEMPRE.

Testes de Código Grátis
Micael Pinheiro
Micael Pinheiro

Não percebo porque está mal,que eu saiba pode-se ultrapassar nas curvas de visibilidade insuficiente desde que tenham duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido,se a pergunta disse-se regra geral estava bem,agora a dizer sempre está errado

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Micael,
Tal como referido anteriormente, o Código da Estrada especifica que é sempre proibida a ultrapassagem em locais de visibilidade insuficiente. No entanto, o aluno é sempre livre de escolher a resposta que pretende durante o exame de código.

João Rito
João Rito

Ok, então é o meu LIVRO DE CÓDIGO que está errado, pois indica claramente que em podemos ultrapassar, por exemplo em curvas com visibilidade insuficiente, desde que o sentido para onde vamos tenha 2 ou mais vias de trânsito, sendo que o veículo que iremos ultrapassar não nos obrigue a ocupar a via com sentido oposto. No futuro irei colocar uma digitalização da página onde isso indica.

Instrutor
António Bento

João,
Em relação ao mencionado na pergunta, assim como a justificação da resposta correta ser a B está referido nos comentários anteriores. Como também foi dito, o aluno tem sempre a possibilidade de escolher outra resposta se não concordar com a resposta correta.

Miguel Mascarenhas
Miguel Mascarenhas

Segundo o código da estrada um local de visibilidade reduzida é um local onde não se avista a faixa de rodagem numa extensão de 50 metros, numa autoestrada por exemplo pode se ultrapassar mesmo sem essa visibilidade, certo?

Instrutor
António Bento

Miguel
É proibido a ultrapassagem em qualquer local (incluindo AE) desde que a visibilidade seja insuficiente, como referiu no seu comentário (local onde não se avista a faixa de rodagem numa extensão de 50 metros). No entanto devido às caraterísticas de uma AE, julgo ser difícil encontrar uma curva com visibilidade reduzida.

nigga asdasdad
nigga asdasdad

Nesta questão não é explicito que a pergunta corresponde à imagem, "nesta situação", "neste local". Sendo assim responde se unicamente à pergunta, não considerando a imagem.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Esta pergunta não se refere à imagem. É uma pergunta sobre a regra geral da manobra de ultrapassagem.

Soraia Cardozo
Soraia Cardozo

Na pergunta não informa que é em regra geral.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Soraia,
A pergunta é: "A manobra de ultrapassagem é sempre proibida em todos os locais de visibilidade insuficiente. Concorda com esta afirmação?".

Soraia Cardozo
Soraia Cardozo

Exatamente, não é sempre.
Se for num local em que tenha duas vias de transito ou mais no mesmo sentido não é proibido, é um exceção, logo, não é sempre.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Soraia,

Mesmo quando temos duas vias de trânsito no mesmo sentido, se não tivermos visibilidade suficiente, a manobra de ultrapassagem continua a ser proibida.

O Artigo 41 nº 1 alínea f) do Código da Estrada diz precisamente que a ultrapassagem é proibida em todos os locais de visibilidade insuficiente. As exceções previstas pelo Código da Estrada quando temos duas ou mais filas de trânsito no mesmo sentido (Artigo 41 nº 3) não se aplica nesta situação.

Novo Comentário