Categoria B

Tema Títulos de condução, obtenção, revalidação, responsabilidade civil e criminal, contra-ordenações, cassação

Se já for titular de carta de condução válida apenas para a categoria B1 e pretender obter habilitação para a categoria B fico sujeito ao período provisório do título de condução?

Se já for titular de carta de condução válida apenas para a categoria B1 e pretender obter habilitação para a categoria B fico sujeito ao período provisório do título de condução?

A
Não, porque já me encontro habilitado com a Categoria B1.
B
Sim, por três anos.
C
Sim, por um ano.
Comentários
Francisco Dinis
Francisco Dinis

Sr. António Bento não está actualizado o Art. Nº 122 Nº 7 a que se refere foi revogado pela lei 72 de 2013. O código da estrada actual diz que os titulares de carta de condução das categorias AM e A1 ou quadriciclos ligeiros ficam sujeitos ao regime probatório, logo a resposta certa é a A, onde diz "Não, porque já me encontro habilitado com a categoria B1".

Instrutor
António Bento

Sr. Francisco,
Se o seu critério de atualizado refere-se a que um instrutor deverá saber de cor toda a legislação referente ao código da estrada, neste caso estou desatualizado. Quero dizer com isto que não haja dúvida que o artigo 122 que mencionei foi revogado no Dec. Lei 72/2013. Sendo assim para o David Machado, retifico o meu comentário anterior visto que um condutor com a categoria B1 ao tirar a categoria B não ficará sujeito a novo regime probatório. Sendo assim a resposta correta será a A e não a B como dito anteriormente. As minhas desculpas pelo lapso ao David e o meu obrigado pelo reparo ao Sr. Francisco.

Francisco Dinis
Francisco Dinis

Sr. António, claro que ninguém se refere que estar actualizado é saber toda a legislação seja qual for o assunto.
O meu reparo (e posso enganar-me e estar desactualizado como qualquer pessoa) é no sentido de contribuir para melhorar o site, e eventualmente as respostas das questões.
Obrigado por ter a amabilidade de responder. Sempre ás ordens, Francisco Dinis

Daniela Paiva
Maria  Soares Lopes
Maria Soares Lopes

Continuo sem entender porque é a A e não a B. Estava convicta de que era a B.

Instrutor
António Bento

Daniela e Maria,
A resposta B estava correta antes das alterações ao código da estrada que dizia que um condutor com a categoria B1 ao fazer exame para a categoria B ficaria em regime probatório mais 3 anos. Atualmente (Artº. 22 nº.4 do CE) essa regra só se aplica a quem tem as categorias AM ou A1 que se fizerem exame para a categoria A2 ou A ficam em regime probatório mais 3 anos. A resposta certa é a A.

Débora cruz
Débora cruz

Segundo as alterações ao código efectuadas este ano, o regime probatório passa a ser obrigatório tirando a categoria B mesmo ja possuindo a categoria B1.
"Acresce que os titulares de carta de condução das subcategorias A1 e/ou B1 voltam a estar sujeitos ao regime probatório quando obtiverem as categorias A e/ou B. Ou seja, nestas situações, a carta de condução é provisória duas vezes."
educacao-rodoviaria.pt/.../55-novo-codigo-versao-simplificada

Claudia Cordeiro
Claudia Cordeiro

na escola diz ser tres anos probatorio errei tbm nesta

Sara Silva
Instrutor
António Bento

Claudia e Sara,
Provavelmente tanto a sala virtual como os testes de código nas vossas escolas não estão atualizados. A resposta correta é a mencionada no meu comentário anterior.

Tatiana Bastos
Tatiana Bastos

por exemplo, tendo carta A1 e for tirar para B1 tenho periodo provisiorio de 3anos certo?

Instrutor
Diogo Santos
Diogo Santos

peço desculpa mas continuo sem entender, entao se diz "Os titulares de carta de condução das categorias AM e A1 ou quadriciclos ligeiros ficam em regime probatorio de 3 anos" entao a carta de conduçao de quadriciclos ligeiros nao é B1 ?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Diogo,
A categoria AM habilita a conduzir:

  • Ciclomotores;
  • Motociclos de cilindrada não superior a 50cm3
  • Motocultivadores com reboque ou retrotrem
  • Tratocarros e máquinas industriais, com massa máxima não superior a 2500kg
  • Quadriciclos Ligeiros

Diogo Santos
Diogo Santos

Quadriciclos ligeiros cuja potencia nominal máxima continua nao seja superior a 4Kw, mas tambem existem quadriciclos ligeiros de potencia nao superior a 15Kw que sao os chamados "mata velhos" e esses sao categoria B1, daí a minha duvida se aquele artigo se refere aos quadriciclos ate 4Kw ou aos outros. por isso é que errei respondendo a B.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Diogo,
O Artigo 107.º do Código da Estrada diz que é considerado um quadriciclo ligeiro quando este tem velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, cuja massa sem carga não exceda 350 kg, excluída a massa das baterias no veículo elétrico, e com motor de cilindrada não superior a 50 cm3, no caso de motor de ignição comandada, ou cuja potência máxima não seja superior a 4 kW, no caso de outros motores de combustão interna ou de motor elétrico.

Para conduzir quadriciclos pesados já é necessária a categoria B1.

Novo Comentário