Categoria B

Tema Cedência de passagem

Num cruzamento os condutores de veículos prioritários devem ceder sempre a passagem aos veículos que se deslocam sobre carris.

Num cruzamento os condutores de veículos prioritários devem ceder sempre a passagem aos veículos que se deslocam sobre carris.

A
A afirmação é falsa.
B
A afirmação é verdadeira.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Pedro Bastos
Pedro Bastos

Não compreendo a correção desta pergunta, alguém sabe explicar? No livro diz " Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder passagem aos veívulos que se desloquem sobre carris".

Sara Silva
Sara Silva

Pois, também não percebi o porque de ser falsa.

Monica Freitas
Instrutor
António Bento

Não haja dúvida que nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder a passagem aos veículos que se desloquem sobre carris (Artº. 32 nº. 2). No entanto o nº. 3 do mesmo Artº diz "... Os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar acidentes". Com base no mencionado a resposta certa é a B (neste caso havendo um erro na pergunta do IMT). Considerando que o legislador considera a palavra "sempre" como indicador de a resposta ser falsa, julgo que esta pergunta devido a não ser objetiva provavelmente não fará parte da bateria de testes a exemplo de varias outras perguntas que foram retiradas por motivos semelhantes.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Para podermos manter esta pergunta na base de dados, alterámos o texto original do IMT de forma a poder haver uma resposta correcta, sendo a resposta A certa.

Hugo Silva
Hugo Silva

Ou seja, se a pergunta não tivesse "sempre" a resposta certa seria a B?

Instrutor
António Bento

Hugo,
Com base no Artº 65 nº. 1 do Código da Estrada que diz o seguinte "… qualquer condutor deve ceder a passagem aos condutores dos veículos em serviço de urgência". Não referindo nada aos veículos sobre carris, estes também são obrigados a ceder a passagem aos veículos prioritários. A resposta certa é a A.

Maria  Barbosa
Maria Barbosa

Boa tarde, continuo sem perceber o porquê de a resposta correta ser a A, visto que, o veículo circula sobre carris não pode interromper a marcha para ceder a passagem a um veículo prioritário. Nesta pergunta apenas refere a um veículo prioritário e não a "um veículo em serviço de urgência", logo o artº65 º1 do Código da Estrada não faz qualquer sentido aqui, porque estes até perdem a prioridade numa entrada na auto-estrada, por exemplo. Tal como os veículos que circulam em carris, os veículos prioritários também devem tomar as devidas precauções para evitar uma acidente, daí esta resposta não ter lógica. Obrigada pela vossa atenção.

Instrutor
António Bento

Maria,
Em relação ao seu comentário, um veículo sobre carris pode parar como qualquer outro veículo visto ter sistema de travagem. Um veículo prioritário ou veículo em marcha de urgência é exatamente o mesmo veículo em termos de cedência de passagem. Concordo consigo que independente do tipo de veículo, deve-se sempre tomar as devidas precauções para evitar o acidente. Confirmo a resposta A como certa de acordo com as minhas justificações anteriores.

Sandra Rodrigues
Sandra Rodrigues

Espero bem que estes tipo de perguntas totalmente dúbias não me apareçam no exame. Colocar estas perguntas chama-se agir de má fé. Mas pronto, agradeço aos instrutores que tentam esclarecer-nos o melhor possível e preparar-nos para estas perguntas ridículas o melhor possível. No entanto, continuo sem perceber se um veículo que transite sobre carris é OBRIGADO ou NÂO a ceder a passagem a umn veículo prioritário ou se apenas DEVE ceder a passagem. Será que me podem ajudar pf? Obrigada

Instrutor
António Bento

Sandra,
Um veículo sobre carris é sempre obrigado a ceder a passagem aos veículos que circulam em serviço de urgência.

dulce dinis
dulce dinis

se por um acaso,esta pergunta tal como aqui está feita, aparecer num exame , a resposta certa é a A . posso dar esta resposta? consideram-na certa no exame oficial? é que de vez em quando colocam ( e não só falo deste site ,como de outros) perguntas um bocado dúbias e ficamos sem saber bem e pouco confiantes de que respondemos certo. peço por favor e mais uma vez que me esclareçam.

pergunto também porque os comentários que aqui aparecem ,são já de alguns meses atrás..é que não tenho visto comentários recentes

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Dulce,
Não há como saber quais as respostas que o IMT considera como correctas no exame de código, uma vez que o IMT não fornece publicamente esses dados.

Como o sr. instrutor referiu nos comentários anteriores, achamos que esta pergunta já não faça parte no exame de código.

Luna Nunes
Luna Nunes

É falsa, porque nem sempre um veículo prioritário deve ceder a passagem. O mesmo pode deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, desde que:
a) assinale adequadamente a sua marcha;
b) a sua missão assim o exigir;
c) não ponha em perigo os demais utentes da via.

João Boque
João Boque

Impressionante como a explicação de uma aluna(suponho) é mais simples e concisa que a de um instrutor. Obrigado.

Rui Costa
Rui Costa

O suposto erro do Imt ainda continua corrijam ou tirem a pergunta

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Rui,
Nós já alteramos a questão há 9 meses atrás para validar uma resposta correcta.

Gabriel Neves
Gabriel Neves

Então porque que é que um veículo que circula sobre carris tem sempre prioridade quando se apresenta pela esquerda?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Gabriel,
É precisamente isso que os comentários anteriores dizem, daí a resposta certa ser a A.

António Silva

Novo Comentário