Categoria B

Tema Sinais de prescrição específica, sinais de cedência de passagem

Para seguir em direcção à N1, devo:

Para seguir em direcção à N1, devo:

A
Manter-me na via de trânsito em que circulo.
B
Passar para a via de trânsito à minha direita e prosseguir.
C
Passar progressivamente para a via de trânsito mais à direita.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Miguel Costa
Instrutor
António Bento

Miguel,
Estando eu na terceira via (a contar da direita) e ao ter de passar para via mais à direita, primeiro tenho de passar para a segunda via e só depois para a primeira via. Daí que tenho de passar progressivamente para a via mais à direita e não “Passar para a via de trânsito mais à direita e prosseguir” (resposta B). A resposta certa é a C.

Jany Fortes
Jany Fortes

Para mim ao agir "progressivamente" é um acto perigoso para a condução. Não entendo porque a resposta C é a correta? Será que é por dizer "mais à direita" e não "à minha direita?

Instrutor
António Bento

Jany,
O passar progressivamente significa que não posso passar 2 vias à minha direita ao mesmo tempo, primeiro passo para a via à minha direita e depois passo para a outra que é a saída da N1. Confirmo a resposta C como certa.

Filipa Evangelista
Filipa Evangelista

Olá os sinais de seleção de vias dão-me algumas voltas á cabeça. Por exemplo se eu quiser dirigir-me a a Braga, posso utilizar uma das duas vias ou não?
Porque muitas das vezes surgem esse tipo de questões, mas eu não consigo interpretar esses sinais, porque me engano sempre qual é o destino que afeta cada via.... Pode explicar-me sff?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Filipa,
Cada seta no sinal representa uma via. Nós devemos sempre circular na via mais à direita possível referente ao nosso destino. Por exemplo, na imagem que temos nesta pergunta as duas vias mais à esquerda seguem para Braga, e se for esse o nosso destino então devemos utilizar não a via mais à esquerda, mas a segunda via a contar da esquerda, ou seja, a via mais à direita com destino a Braga.

Novo Comentário