Categoria B

Tema Títulos de condução, obtenção, revalidação, responsabilidade civil e criminal, contra-ordenações, cassação

A transposição da linha contínua à minha esquerda é contra-ordenação grave e pode implicar a sanção acessória de inibição de conduzir.

A transposição da linha contínua à minha esquerda é contra-ordenação grave e pode implicar a sanção acessória de inibição de conduzir.

A
A afirmação está correcta.
B
A afirmação está incorrecta.
Comentários
Leo Gerson
Instrutor
Mara Carvalho
Mara Carvalho

Também fiquei com uma dúvida. Numa aula de código o instrutor disse que a transposição de uma linha contínua que não divide sentidos de trânsito é uma contra-ordenação leve, e é o que está representado nesta imagem...poderia esclarecer?

Instrutor
António Bento

Mara,
Tem toda a razão, a transposição de uma linha contínua numa auto estrada (ou numa faixa com separador físico de vias) é uma contra ordenação leve porque não divide o sentido de trânsito (as vias têm os mesmo sentido de trânsito). O meu comentário foi baseado numa linha longitudinal a separar os sentidos de trânsito (opostos). Peço desculpa porque não reparei no separador central. No entanto a resposta correta continua a ser a B porque não é uma contra ordenação grave mas sim leve.

Beatriz Pereira
Beatriz Pereira

então quer dizer que, é contraordenação leve porque há mais vias no mesmo sentido e se fosse em sentido oposto seria grave ou muito grave?
outra dúvida: como na imagem existe um separador central designa-se como uma faixa de rodagem ou duas faixas de rodagem?

Instrutor
António Bento

Beatriz,
Quando uma linha contínua separa dois sentidos de trânsito opostos, a transposição da mesma é considerado uma contra ordenação muito grave. Quando a linha separa duas vias mas no mesmo sentido de trânsito é uma contra ordenação leve. Na imagem uma faixa de rodagem vai da berma direita até ao separador físico central e a outra faixa de rodagem vai do separador físico central até a berma esquerda.

Novo Comentário