Categoria A

Tema Equipamento de Protecção

A cor da viseira do capacete de um motociclista deve ser:

A cor da viseira do capacete de um motociclista deve ser:

A
Clara, pois as outras não são autorizadas.
B
Escura, por causa do sol.
C
Fumada, porque permite maior visibilidade.
Comentários
João  Ribeiro
João Ribeiro

As viseiras escuras não são permitidas? Nas aulas de código informaram-me que eram, inclusive se podiam trocar livremente entre as claras e a escuras para circulação diurna e nocturna.

Instrutor
António Bento

João,

Embora nos livros de disposições específicas para a categoria A de algumas editoras mencionarem que tanto poderão ser utilizadas viseiras escuras ou claras consoante a luz do sol, a legislação sobre o assunto (Regulamento Nº. 22 UNECE) é bem explícita nos seguintes artigos:

6.15.3.4 – As viseiras devem ter uma capacidade de transmissão luminosa tv ≥ 80% relativamente à norma de iluminação D65. Uma transmissão de 80% > tv ≥ 50%, medida pelo método indicado no parágrafo 7.8.3.2.1.1, é também permitido se a viseira for marcada com o símbolo apresentado na figura 2 e/ou as palavras em Inglês «DAYTIME USE ONLY». ;

6.15.3.6 – As viseiras devem ser suficientemente transparentes, não causar distorções significativas de objetos, devem ser resistentes à abrasão, resistentes ao choque e não devem contribuir para qualquer confusão com as cores utilizadas na sinalização e nos sinais.

Como tal, viseira deve ser transparente e desta forma deve ser usada uma cor clara na viseira para permitir uma capacidade de transmissão luminosa tv ≥ 80% relativamente à norma de iluminação D65, tal como indicado no regulamento. Ao usar cores escuras ou películas que diminuam estes valores, o capacete passa a não ser homologado, sendo assim ilegal o seu uso.

A resposta A está correta porque tanto a B como a C não se enquadram neste regulamento.

João  Ribeiro
João Ribeiro

Obrigado pelo esclarecimento! Continuação de um bom trabalho!

Novo Comentário