Categoria B

Tema Sinais de prescrição específica, sinais de cedência de passagem

Esta via é uma auto-estrada.

Esta via é uma auto-estrada.

A
Certo.
B
Errado.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Liliane Ndumbu
Liliane Ndumbu

Boa tarde esta pergunta deu-me errada mas está certa. Isto é uma auto-estrada.

Instrutor
António Bento

Liliane,
Não estamos numa auto estrada, até porque além de não existir um separador físico da faixa de rodagem, vendo-se inclusive um veículo a vir em sentido contrário, significa que estamos numa estrada nacional. A resposta certa é a B.

Dalila Lopes
Dalila Lopes

Mas desde quando é que a sinalização em estradas nacionais são de cor azul??? Alguma coisa aqui está errada.

Instrutor
António Bento

Dalila,
Quem é que lhe disse que estamos perante uma estrada nacional? Os sinais de informação em azul podem ser aplicados nos IP’s e IC’s. Embora nas auto estradas a sinalização seja em azul não significa que não haja outra sinalização da mesma cor noutro tipo de vias. Pela imagem estamos perante um IP ou IC nunca numa auto estrada porque, além de não haver separador físico a separar as faixas de rodagem, também é visível um veículo a vir em sentido contrario.

Gabriel Gonçalves
Gabriel Gonçalves

O Sr. António Bento disse na primeira resposta que nos encontrávamos numa estrada nacional. Ainda não percebi que tipo de estrada poderá ser.

Instrutor
António Bento

Gabriel,
No meu último comentário não reparei no comentário anterior. No entanto, independente do tipo de estrada mostrado na imagem, uma coisa é certa, não estamos numa auto estrada porque além de vir um veículo em sentido contrário, não existe separador físico. Para não baralhar mais limitando-nos a responder à pergunta (Esta via é uma auto estrada), não é. A resposta é errado.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Mesmo assim o critério de vir em sentido contrário não é só característico das vias que não são auto-estradas, pois as auto-estradas também apresentam vias em sentido contrário, correto?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Duarte,
As auto-estradas também apresentam vias em sentido contrário, no entanto estas têm um separador físico a separar.

Joao Silva
Joao Silva

"Pela imagem estamos perante um IP ou IC"
No livro de código diz expressamente que: Na rede fundamental constituida por itinerários principais, usa-se a cor VERDE. Nas autoestrdas, qualquer que seja a rede onde se encontra usa-se a cor AZUL. Apenas queremos saber porque está a ser usada a cor azul nessa via, já que não é uma autoestrada.

Instrutor
António Bento

João,
Embora as cores definem em que tipo de via se circula não pode haver sinais com o mesmo significado com cores diferentes. Por exemplo o sinal de proibição de circular a mais de 80 km/h é sempre o mesmo independente do local onde está colocado. O sinal que mostra a imagem faz parte dos sinais de indicação cuja finalidade é informar o condutor que a faixa passa a ter duas vias no sentido em que circulamos. Este sinal poderá ser colocado em qualquer tipo de via. A resposta certa é a B.

Joao Silva
Joao Silva

Ok, entendido agora, obrigado! (mas no manual está disposto de forma incorreta o conteudo)

regina brito
regina brito

Boa tarde,
Não sendo (ela) auto estrada então posso concluir que é uma via rápida e será uma via reservada a motociclos e automóveis certo?
Ou estarei errada....

Instrutor
António Bento

Regina,
Não propriamente, visto não existir qualquer sinalização que identifique uma via reservada a automóveis e motociclos. Perante a informação na imagem, na via mostrada a velocidade máxima permitida é de 90 km/h, considerando que estamos perante as “restantes vias”.

Novo Comentário