Categoria A

Tema Visibilidade relativamente aos outros utentes da via

Na condução de um motociclo, o aumento significativo da velocidade implica:

Na condução de um motociclo, o aumento significativo da velocidade implica:

A
Aumento do tempo de reacção.
B
Aumento do tempo disponível para raciocinar e reagir.
C
Diminuição do tempo para recolha de informação pertinente.
Comentários
J C
J C

para mim a resposta A e a C dizem exactamente o mesmo...

Ludovic Mestre
Ludovic Mestre

A resposta A não é o mesmo que a C. Aqui é uma questão de português, coisa que os testes de código adoram usar para confundir uma resposta que podia ser simples. Na minha opinião é uma táctica nada pedagógica. Poderá ser pedagógica numa avaliação de Português, mas não aqui. Acho que testes deste tipo deveriam ser o mais simples de entender possível, sendo testado o nível técnico e de conhecimento do aluno, não malabarismos de português.

Passando à frente, a definição de tempo de reacção é o tempo que passa entre vermos um perigo e tomar acção em função do que se viu. Assim, a velocidade não influencia o tempo de reacção, influencia sim o tempo que temos para ver o perigo, o que não é a mesma coisa. O tempo de reacção começa depois de vermos o perigo, a velocidade influencia o tempo que temos para ver o perigo, logo antes do tempo de reacção ser "accionado".

Exemplo para melhor compreensão:

Imaginemos um condutor com tempo de reacção de 1 segundo (idealmente será menor que isso, mas passe o exemplo)
O veículo a velocidade X percorre a distância Y em 3 segundos. O tempo de reacção de 1 segundo será suficiente para reagir em segurança antes de percorrida a distância Y.

A uma velocidade superior a X percorrerá a mesma distância Y em 0.5 segundos. Como a velocidade não influencia o tempo de reacção, este continua a ser 1 segundo, mas a distância Y é percorrida em 0.5 segundos devido à velocidade ser superior. Logo, mesmo o tempo de reacção sendo o mesmo, nesta situação já não é suficiente.


Coisas que influenciam o tempo de reacção do condutor serão, por exemplo, sono, álcool e drogas/estupefacientes. Aquele segundo do exemplo que dei passa a ser 2 ou 3 ou 4, etc.

Espero ter ajudado. :)

Daniel Pereira
Daniel Pereira

A e C não estão simultâneamente correctas?

Novo Comentário