Categoria B

Tema Vias de trânsito, condições ambientais adversas

A distância de paragem aumenta quando a aderência ao piso é:

A distância de paragem aumenta quando a aderência ao piso é:

A
Maior.
B
Menor.
Comentários
Rita Ferreira
Instrutor
António Bento

Rita,
Com as condições atmosféricas adversas (chuva, gelo ou nevoeiro) os veículos não aderem ao piso devido ao mesmo estar escorregadio. Pelo fato da aderência ao piso ser menor, um veículo para ficar imobilizado após uma travagem necessita de uma distância maior do que se o piso estivesse seco. A resposta certa é a B.

ricardo silverio
ricardo silverio

contesto, esta questão tem duplo significado, é ambígua, depende da perspectiva do leitor. Contudo, a distância de paragem aumenta se a aderência ao piso for maior, o veiculo imobiliza numa distancia superior em relação ao obstáculo. Se existir gelo ou agua, permite uma redução da distancia de paragem. A questão está mal formulada, o comportamento adoptado, numa condução defensiva, é que sugere uma maior distancia de paragem, em condições de aderência menores.

Instrutor
António Bento

Ricardo,
Está errado quando menciona que a distância de paragem aumenta se a aderência ao piso for maior. É o contrario de acordo como o meu comentário anterior. Se existir gelo ou água não permite uma redução da distância de paragem mas sim um aumento da mesma. Sugiro esclarecer todas essas dúvidas com o seu instrutor.

Jose Meireles
Jose Meireles

Errei nesta mas ao ler aqui os comentários revi que realmente tem razão em ser a resposta B
[ A distancia de paragem AUMENTA ] ao estar a aumentar requer mais espaço sobre o veiculo da frente e ao requerer isso sim e MENOR Obrigado.

Novo Comentário