Categoria B

Tema Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro

Os condutores de veículos prioritários, quando transitam em vias com muita intensidade de trânsito:

Os condutores de veículos prioritários, quando transitam em vias com muita intensidade de trânsito:

A
Devem ocupar apenas uma fila de trânsito.
B
Não devem fazer uso de sinais sonoros.
C
Podem ocupar a berma, se transitarem em auto-estrada.
Comentários
Rafael Magalhães
Instrutor
António Bento

Rafael,
Sim só nas auto estradas ou vias reservadas a automóveis e motociclos é que deverão ocupar as bermas. Nas outras vias são os outros veículos que se devem encostar à direita ou ocupar as bermas para deixarem passar os veículos prioritários. A resposta certa é a C.

Rafael Magalhães
Diogo Noite
Diogo Noite

Não é só no caso de assinalarem marcha urgente?

Instrutor
António Bento

Diogo,
Um veículo prioritário ou um veículo em marcha de urgência é o mesmo. Um veículo dos bombeiros ou ambulância só é prioritário assinalando a marcha de urgência, daí que por vezes aparece nas perguntas “veículo prioritário”.

Pedro Lima
Pedro Lima

... então no comentário abaixo está a dizer que para ser um veiculo prioritário tem que assinalar a sua marcha de urgência e aqui está a dizer que veiculo prioritário e um veiculo em marcha de urgência é o mesmo ... isto é serio ? Não tenho nada contra este site mas aqui as respostas aos comentários são de muita baixa qualidade ...

Aqui esta pergunta está a induzir num erro porque com base na resposta está a dizer que um veiculo prioritário SEM a marcha de urgência a circular com muito transito pode ocupar a berma o que está errado . Esta pergunta está muito mal formulada ...

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Pedro,
Recomendamos que preste mais atenção ás suas aulas de código. São considerados veículos prioritários todos os veículos que transitem em missão urgente de socorro e assinalem a marcha de urgência.

A pergunta não induz de tudo em erro. Pergunta-se simplesmente qual das três opções é correcta, tal como outra pergunta qualquer. Como referido anteriomente, os condutores de veículos prioritários, quando transitam em vias com muita intensidade de trânsito, podem ocupar a berma, se transitarem em auto-estrada.

Pedro Lima
Pedro Lima

Tem razão peço desculpa pelo incomodo . Erro meu

Nuno Oliveira
Nuno Oliveira

Um veiculo prioritario pode circular sem assinalar a marcha urgente de socorro, que isso nao o deixa de tornar um veiculo prioritario.
Um veiculo designa-se prioritario quando, assinalando a respetiva marcha de socorro (distinta dos restantes veiculos), lhe permite circular com as devidas "regalias" a que está sujeito.
Portanto, nao tendo essa informaçao na pergunta, a resposta mais correta seria a A.
Ate porque se eu perguntasse: "Um veiculo que circule em missao urgente de socorro pode ocupar a berma da estrada, se transitar em auto-estrada?" nao implica diretamente que esteja a falar de um veiculo prioritario. Nao confundam as coisas por favor.

Instrutor
António Bento

Nuno,
Está errado, para ser considerado um veículo prioritário terá de assinalar a sua marcha de urgência. Um veículo por si próprio não é veículo prioritário, seja ele veículo particular, da policia ou bombeiros sem assinalar devidamente a sua marcha de urgência. A resposta certa é a C.

Ivo Rafael
Ivo Rafael

Está muito confuso então quer dizer que uma carro dos bombeiros pode passar na berma da auto estrada sem assinalar a marcha de emergência?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Ivo,
Um veículo de bombeiros apenas é considerado veículo prioritário caso esteja a assinalar marcha de emergência, caso contrário é como qualquer outro veículo.

Antonia  Fernandes
Antonia Fernandes

O Incorrecto nesta pergunta é que no código da estrada nem vem citada a palavra "veículo prioritário", daí isso nem existir na lei .

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Antonia,
É considerado veículo prioritário, aquele que transite em missão urgente de polícia, de prestação de socorro, de segurança prisional ou de serviço urgente de interesse público, desde que assinale adequadamente a sua marcha através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais.

irene costa
irene costa

tal como o sr. instrutor disse um veiculo prioritário é aquele que assinala missão urgente, ou seja leva as luzes azuis (àquilo a que chamamos de pirilampas) acesas ou então as sirenes ligadas (a fazer barulho) caso contrario são veículos iguais a todos os outros.

Novo Comentário