Categoria B

Tema Títulos de condução, obtenção, revalidação, responsabilidade civil e criminal, contra-ordenações, cassação

O condutor detectado com uma taxa de alcoolémia igual a 0,5 g/l incorre em contra-ordenação?

O condutor detectado com uma taxa de alcoolémia igual a 0,5 g/l incorre em contra-ordenação?

A
Não.
B
Sim, grave.
C
Sim, leve.
Comentários
Levi Carvalho
Instrutor
António Bento

Levi,
Um condutor que seja detectado com uma taxa de álcool entre 0,5 g/l e 0,79 g/l de sangue é autuado com uma contra ordenação grave com uma coima de 250 a 1250 euros e inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano. A resposta certa é a B.

Bruno Silva
Instrutor
António Bento

Bruno,
Os condutores recém encartados estando no regime probatório a taxa de álcool no sangue sujeito a contra ordenação é a partir de 0,2 gm/l de sangue. Existem dois regimes, o geral, que abrange a maioria dos condutores, e o especial que abrange os condutores de pesados, táxis, ambulâncias, condutores com carta a menos de 3 anos e condutores de transporte de crianças. Quando a pergunta não especifica quem é o condutor, a mesma refere-se ao regime geral e neste caso a TAS é a partir de 0,5 gm/l de sangue. A resposta certa é a B.

Vanessa cristina poeira
Vanessa cristina poeira

nao entendi a pergunta , nao foram alterados as taxas do alcool?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Vanessa,
Os limites máximos de álcool mantiveram-se com a última alteração no código da estrada. No entanto, tal como referido no comentário anterior, apenas mudou o limite para quem tem carta há menos de três anos e para os condutores de veículos de socorro, de transporte colectivo de crianças e jovens até 16 anos, de pesados de passageiros, mercadorias e matérias perigosas, e taxistas, passando para 0,2 g/l.

Novo Comentário