Categoria B

Tema Cedência de passagem

Nesta situação, quando deve avançar o motociclo?

Nesta situação, quando deve avançar o motociclo?

A
Depois do automóvel ligeiro e antes do meu veículo.
B
Depois do meu veículo e antes do automóvel ligeiro.
C
Antes do meu veículo.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Thiago Costa
Thiago Costa

Desculpe minha dúvida mas não consegui perceber o porque do motociclo avançar depois do meu veículo e antes do automóvel ligeiro! Agradeço desde já.

Instrutor
António Bento

Thiago,
Nesta situação aplica-se a regra da cedência de passagem ou seja avança primeiro o veículo que está à direita. Sendo assim primeiro é o meu veículo porque está à direita do motociclo, depois o motociclo porque está à direita do veículo da frente, depois o veículo da frente e finalmente o velocípede. A resposta certa é a B.

Ana Brito
Ana Brito

Primeiro o veículo que está à direita? Não percebi.

Instrutor
António Bento

Ana,
É o que diz a regra da cedência de passagem. Ao estar dois veículos num cruzamento ou entroncamento sem qualquer sinal ou marca rodoviária, o veículo que avançará primeiro é o veículo que se encontra à direita do outro veículo.

João Cordeiro
João Cordeiro

Neste caso não se aplica a regra do bom senso? No cruzamento estão presentes 4 veículos...

Instrutor
António Bento

João,
Perante a pergunta e analisando as respostas a correta é mesmo a B. Concordo consigo que ao haver 4 veículos da mesma categoria em termos práticos teria de se aplicar a chamada “regra do bom senso” mas tal não é referido (nem costuma aparecer nos testes), daí que temos de escolher a resposta mais adequada.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Mas eu por acaso concordo com o João, pois o resposta B só pode ser aplicada caso o velocípede tenha avançado em primeiro lugar, depois do bom senso ter tido efeito no cruzamento.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Esta pergunta com esta imagem provavelmente não será utilizada no exame de código. Estas imagens e perguntas foram tiradas antes da nova lei que diz que os velocípedes fazem agora parte das regras de cedência de passagem. Nesse caso, antes de 2014, o velocípede seria sempre o último a passar, e daí este cenário já fazer mais sentido.

No entanto, perante as respostas apresentadas, a única que podemos considerar correcta é a B, isto sem saber quem iria passar primeiro, mas imaginando que nós passaríamos primeiro, por exemplo, então o motociclo passaria depois de nós e antes do veículo cinzento.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Então para ver se entendi segundo o que se disse neste último comentário: o velocípede, como se apresenta agora à minha direita, tem prioridade de passagem sobre mim? E se fosse um veículo de tração animal à minha direita em vez de ser o velocípede, também teria prioridade de passagem sobre mim? É que agora nunca percebo isto, porque nos livros dizem que estas duas categorias têm de ceder passagem aos veículos a motor, mas depois em alguns documentos diz que têm prioridade se se apresentarem pela direita.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Duarte,
Antes de 2014 ambos os velocípedes com os veículos de tração animal teriam sempre de ceder passagem a veículos a motor. No entanto em 2014 essa situação foi alterada para os velocípedes. Estes agora regem-se das mesmas regras que os veículos a motor. Ou seja, se um velocípede estiver à nossa direita então temos de lhe ceder a passagem. No entanto nada se alterou para veículos de tração animal, estes têm sempre de ceder passagem mesmo que estejam à nossa direita.

Ana Teixeira
Ana Teixeira

Como é que aqui se aplica a regra da direita? É verdade que o velocípede se encontra à minha direita, mas à direita dele encontra-se outro veículos (devendo portanto ceder passagem a esse) e à direita desse veículo encontra-se outro e à direita desse encontra-se o meu. Portanto segundo a regra da direita todos temos de ceder a passagem a todos neste caso. Agradecia que me esclarece esta dúvida, pois estou deveras confusa.

Soraia Martins
Soraia Martins

Ana teixeira , a meu ver , como a pergunta diz , quando deve avançar o motociclo?
Ou seja, como a pergunta fala no motociclo , tem que se ver quem está à direita deste, que neste caso "somos nós" e daí segue a regra da cedência.
Penso que se por acaso a frase fosse assim: quando deve avançar o velocípede? A resposta seria depois do automovel cinzento e antes do "nosso". Penso que seja assim pela maneira que explicam nos comentários.
Mas se estou errada alguém que me corrija , pois se estou errada já me baralhei toda.

Ana Teixeira
Ana Teixeira

Muito obrigada. Agora já faz sentido. :)

Novo Comentário