Categoria B

Tema Ultrapassagem

O condutor do veículo que circula na via esquerda comete uma infracção?

O condutor do veículo que circula na via esquerda comete uma infracção?

A
Não, porque iniciou a manobra antes da linha contínua.
B
Não, porque iniciou a manobra antes do sinal vertical.
C
Sim.
Comentários
Pedro Afonso
Pedro Afonso

Porque razão o condutor do veículo que circula na via esquerda comete uma infracção?

Instrutor
António Bento

Pedro,
O condutor comete uma infração porque quando for retornar para a sua direita terá de transpor a linha longitudinal continua, fazendo uma contra ordenação muito grave. A resposta certa é a C.

nuno a
nuno a

A pergunta não refere a futurologia de uma eventual retoma à direita pois não?
Não se sabe quando acabará a linha continua nem se o condutor pretende manter-se à esquerda pois não?

Instrutor
António Bento

Nuno,
O seu comentário não faz qualquer sentido em relação à pergunta nem as respostas possíveis. Confirmo a resposta correta como sendo a C.

nuno a
nuno a

Mas isto faz sentido, "O condutor comete uma infração porque quando for retornar para a sua direita terá de transpor a linha longitudinal continua...".
Adivinhando-se que hipoteticamente o condutor retomará a faixa à direita?
Onde é que está designada essa retoma?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Nuno,
Se o condutor está a fazer uma ultrapassagem é óbvio que tem de retomar à faixa da direita, caso contrário segue em contra-mão. Recomendamos não complicar as perguntas e respostas.

nuno a
nuno a

É assim tão óbvio que tenha que retomar à direita?
É que segundo a imagem os sinais mostram que é uma estrada de sentido único, pois caso fosse de dois sentidos não teria sinais em ambos os lados. ou pelos menos não virados para o mesmo sentido, certo?
Assim sendo, numa estrada de duas faixas de sentido único pode-se continuar à direita, correcto?

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira

É um bom ponto de vista esse dos sinais.
Secalhar a pergunta e as possiveis respostas é que não estão claras.
Deviam alterar para não ficar tão dubio.

nuno a
nuno a

A imagem é clara.
A dubiedade está no facto de alguns instrutores darem segundas leituras a coisas simples fazendo com que muitos instruídos caiam em erro, quando os deviam era elucidar sem truques de futurologia.
Estando esta resposta mal aplicada, e havendo algo assim num exames, quantos serão os coitados que por causa de uma resposta que até deram correcta não falham um exame mal enunciado?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Nuno,
O facto de ter sinais de proibição de ultrapassar em ambos os lados não significa que estamos numa estrada de sentido único. Como sabem, estas perguntas e imagens são da autoria do IMT, e a nossa interpretação desta pergunta é que o condutor está a efectuar uma ultrapassagem e como tal consideramos a resposta C como correcta. O aluno é sempre livre de escolher outra resposta durante o exame de código.

nuno a
nuno a

Se o facto de os sinais em ambos os lados não significarem que se trata de uma estrada de sentido único consegue mostrar-me nesta imagem algo que signifique e mostre que a estrada é de dois sentidos?
Se fosse de dois sentidos não deveria o sinal da esquerda estar virado ao contrario ou no mínimo ter outro igual na parte de trás?
Consegue mostrar-me alguma outra imagem que revele uma estrada de dois sentidos em que tenha sinais iguais e virados para o mesmo sentido e ambas as faixas?
Sendo as perguntas e imagens do IMT não terão vocês também responsabilidade civil por estarem a publicar e a pôr ao serviço públicos algo errado que vêm induzir em erro?
Preferem vós fazer parte de um rebanho e continuar a fazer o mal mesmo após terem sido alertados?.
Por fim, o aluno é sempre livre de escolher outra resposta sim, mas mesmo respondendo correctamente vai falhar a pergunta que por sua vez pode ser a terceira que o fará obrigatoriamente reprovar o exame. Ai foi escolha do aluno responder bem, mas responsabilidade do instrutor examinar mal. Mas como quem paga o exame será o aluno é óbvio que levar as mãos de responsabilidades alheias faz sempre melhor à consciência de que erra, não é?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Nuno,
Só está a complicar as coisas, e é precisamente isso que não deve fazer num exame de código. Deve sim ler com atenção as perguntas e respostas e observar a imagem.

Se não existem factos a indicar que a estrada é de de sentido único então não devemos assumir como tal. Mais uma vez, o facto de ter sinais em ambos os lados não indica que é sentido único. Segue aqui um exemplo na E.N. 10 onde temos sinais em ambos os lados e sem qualquer sinal atrás como o Nuno refere:


Ninguém está a obrigar o Nuno a usar o nosso sistema, como já referido, estas são as perguntas do IMT e nós expomos-as publicamente para ajudar quem está a tirar a carta. Se o Nuno acha que temos a responsabilidade de não ajudar, então quer que façamos o que? Fechamos o site? Nós fornecemos correções às perguntas, respondemos a comentários, temos instrutores online para tirar dúvidas e tudo isso sem pagar um tostão. Se o Nuno não concorda, é livre de não usar.

nuno a
nuno a

Se não existem factor a indicar que a estrada é de sentido único, a mesma falta de factos revela também que a estrada poderá ser. Logo, porque inventar que seria de dois sentidos se nem há factos que indiquem isso?
Se fosse nesta segunda imagem já seria revelador. Na da questão não.
Logo, ou mudam a imagem, ou a pergunta, ou a resposta para não induzir ninguém em erro.
Simples e nada complicado

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Nuno,
A única diferença da imagem que submetemos para a imagem da pergunta é porque temos um veículo em sentido contrário. No entanto, é óbvio que na imagem da fotografia, para o veículo estar a ultrapassar, este não o pode fazer se houver veículos em sentido contrário.

Mais uma vez, regra geral, se não indicado na pergunta/respostas ou visivelmente na fotografia, as estradas são de dois sentidos. Isso vale para todas as outras perguntas.

nuno a
nuno a

E não é esse pequeno pormenor do veículo que faz a denotação da estrada ter dois sentidos?

Quer dizer que não havendo indicações considera-se sempre as duas possibilidades?
Em qualquer caso?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Não havendo indicação na pergunta, respostas ou na imagem, regra geral estamos numa estrada de dois sentidos.

nuno a
nuno a

E isso é generalizados em todos os instrutores e exames?
E é exposto e esclarecido a todos os alunos?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Pelo menos nas questões que nós temos no site essa é a observação que podemos dar. Não podemos falar pelos testes de outras plataformas ou nas escolas de condução.

nuno a
nuno a

Mas as questões que estão no site não são para exames certo?...
Assim sendo e sem saber se existe um consenso comum, em que pé fica o aluno?
Na possibilidade a haver a abertura dupla como aqui no site, ou na incógnita da certeza de errar num exame?
Não sei se me estou a fazer entender. Mas se calhar se esses pequenos pormenores fossem assentes tudo correria bem em prol de uma mais valia que é o pôr melhores condutores e mais bem formados nas estradas.
Pessoas com dúvidas cometem erros.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Nuno,
As questões que temos no site são as mesmas que aparecem no exame, no entanto é possível que haja outras perguntas no exame que nós possamos não ter, uma vez que o IMT actualiza as perguntas constantemente mas já há algum tempo que não disponibiliza publicamente mais perguntas.

No entanto, como o Nuno deve calcular, é muito difícil simular certas situações numa imagem estática, no entanto, como por exemplo na situação desta pergunta, na prática se estivéssemos numa estrada de sentido único o condutor iria sempre estar a par, uma vez que existiria sinalização a indicar.

Confirmamos que nesta situação está-se a utilizar a regra geral que é estarmos numa estrada de dois sentido.

nuno a
nuno a

pois, lá está, eles não fornecem informação, e depois tem que se usar um tal ''regra geral'' que não se sabe garantidamente se é usada em todas as escolas e por todos os instrutores-examinadores ou não.
Em suma continua o aluno em risco de má aprendizagem e consequentemente possível falha no exame.

Novo Comentário