Categoria A

Tema Constituintes do veículo

Sempre que parar o motociclo e o colocar no descanso, o condutor deve:

Sempre que parar o motociclo e o colocar no descanso, o condutor deve:

A
Desligar o motor e deixar a caixa de velocidades em ponto morto.
B
Desligar o motor e engatar uma mudança.
C
Desligar sempre o motor só depois de o veículo estar sobre o descanso.
Comentários
jorge oliveira
jorge oliveira

estou confuso com esta, devo engatar uma mudança porquê? na escola não disseram nada sobre isto

Instrutor
António Bento

Jorge,
Não consegui obter informação sobre tal procedimento, no entanto não há dúvida alguma que ao engatar uma mudança no motor ajuda a limitar os movimentos do veículo visto que ao engrenar uma mudança o motor fica ligado às rodas e as mesmas não giram livremente. Das 3 respostas, de forma a que o motociclo fique mais seguro, a resposta correta é a B.

Duarte Veloso
Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Duarte,
Como não é verdade? Não existe lei para esta situação, no entanto das três respostas apresentadas a que faz mais sentido é a resposta B pela explicação dada no comentário anterior.

Joel  Castro
Joel Castro

Então em que ficamos, ja tropecei nesta pergunta e a resposta era a opção (A) e agora já não é!

John C.
John C.

Ex.mos Senhores,

O Código da Estrada e restantes diplomas associados visam, em suma, a criação de regras de carácter preventivo (prevenção de acidentes) e a criação de uma política responsável de boa circulação/conduta do/no trânsito, além de procurar, em última instância, minimizar outras situações menos positivas, resultantes da adopção de más posturas/acções (ou até inacções) por parte dos seus utilizadores. Da mesma forma que quando imobilizam o vosso veículo automóvel DEVEM (que é diferente de SEREM OBRIGADOS A) accionar o travão de mão e engatar determinada mudança (1a se estiver em patamar ou o veículo estiver com a frente numa altura da via superior à região traseira ou marcha-atrás se estiver posicionado numa via inclinada, em que a região frontal do veículo está num nível mais baixo que a traseira), no vosso motociclo DEVEM adoptar o mesmo comportamento, de forma preventiva. Não se esqueçam ainda que determinados artigos vão sendo alterados em função das estatísticas, nomeadamente por meio de dados recolhidos em processos administrativos contra-ordenacionais e através dos BEAVs (boletins de acidentes registados pela GNR/PSP). E tal só acontece porque a prioridade n.º 1 se prende com a diminuição de acidentes e outros actos que põe em perigo pessoas e bens. Se pensarem sempre dessa forma, será mais fácil entender grande parte das questões e escolher a resposta que mais se adequa a esta filosofia!

Boa Sorte para o Exame.

Novo Comentário