Categoria B

Tema Sinalização luminosa, marcas no pavimento e outra sinalização

Perante a luz verde eu não devo avançar quando:

Perante a luz verde eu não devo avançar quando:

A
No passeio existam peões que pretendam iniciar a travessia da faixa de rodagem.
B
Pela intensidade de trânsito, seja previsível a imobilização no centro da intersecção.
C
Um agente regulador de trânsito esteja no local.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Elisete Matos
Elisete Matos

Não compreendi esta pergunta... Então o agente não é superior aos sinais luminosos?

Instrutor
António Bento

Elisete,
Sim os agentes de autoridade na hierarquia estão acima dos sinais luminosos, mas não é essa a pergunta. Quando o sinal está verde e nós ao avançarmos somos obrigados a parar no meio do cruzamento porque os outros veículos não nos deixam avançar, numa situação destas deveremos aguardar até podermos passar completamente o cruzamento. A resposta certa é a B.

Mariana Martins
Mariana Martins

Não percebi a resposta dada a esta pergunta. Pode explicar, por favor? obrigada

Instrutor
António Bento

Mariana,
Ao haver grande intensidade de trânsito, num cruzamento controlado por sinalização luminosa, se aparecer o semáforo verde eu ao avançar se não conseguir passar o cruzamento completamente, devido aos veículos da frente não andarem, terei de aguardar que o trânsito desimpeça o cruzamento e depois avançar. Ou seja nem sempre deveremos avançar com o sinal verde se for previsível que não consigamos passar completamente o cruzamento.

josimar neto
josimar neto

Ou seja para reforçar ainda mais quero salientar que enquanto futuros condutores, existe uma frase que eu aprendi na formação rodoviária enquanto aluno que nunca mais esquecerei que dizia seguinte: prioridade de passagem não é um direito absoluto. Podes crer ao lembrar desta frase consegues solucionar muitas situações.

João João
João João

Todas as 3 são certas... que treta de pergunta

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

João,
Não, apenas a resposta B está certa. Tanto a resposta A como a C estão erradas, pois nós podemos avançar mesmo que existam peões no passeio e o facto de estar um agente regulador de trânsito no local por si só não significa que não podemos passar, este teria de nos indicar o contrário.

Beatriz Carpinteira
Beatriz Carpinteira

Já li todas as respostas dadas às dúvidas anteriores, no entanto também acho que as 3 respostas estão corretas, a A porque nos diz que embora o peão esteja no passeio este tem intenção de iniciar a travessia na faixa de rodagem e de acordo com o código da estrada para podermos ter uma condução defensiva devemos ter em atenção todos os utentes da via logo devemos prever e evitar qualquer situação de perigo. A resposta B está correta pela justificação que já deram, e a C penso que também é uma possível opção porque embora não nos diga que o agente regulador do trânsito esteja a mandar parar sempre que existe esta autoridade no local ela é superior aos sinais luminosos devendo o condutor atender ás suas ordens e não às do sinal luminoso.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Beatriz,
Devemos sempre responder a resposta que está sempre 100% correcta. A nossa interpretação da resposta A é que existem peões com intensão de passar, ou seja, estes aguardam para poderem passar, não significa que já iniciaram a passagem. A resposta C apenas indica que existem agentes reguladores de trânsito mas não indica especificamente que haja outra ordem da parte deste, mas sim, tem razão ao dizer que estes prevalecem na hierarquia entre as prescrições. Mais uma vez, perante as respostas disponíveis a resposta que está 100% correcta sem margem para dúvidas é a resposta B.

Novo Comentário