Categoria A

Tema Constituintes do veículo

Num motociclo, a distância de travagem pode variar devido:

Num motociclo, a distância de travagem pode variar devido:

A
À inclinação da via.
B
À potência do motor do veículo.
C
Ao estado dos pneumáticos.
Comentários
João  Correia
João Correia

a resposta A também não está correta? se eu for a descer numa estrada com inclinação a 20% a 50km/h a distância de travagem não será maior do que se fosse no sentido inverso à mesma velocidade?

Instrutor
António Bento

João,
Em parte sim, no entanto depende muito da velocidade com que se descia. O estado dos pneus acaba por influenciar mais devido ao atrito do pavimento. A resposta mais correta é a C.

Miguel Pardal
Miguel Pardal

Nao estou de acordo Sr. instrutor, se, mantendo as mesmas condiçoes de circulaçao, veículo,velocidade, inclinaçao da via e estado dos pneus a distancia de travagem é sempre maior quando se desce que quando se sobe. No dia a dia ja se sabe que uns pneus em mal estado no se aderen adequadamente. Em certas preguntas constam opçoes que nao se deviam conjugar na mesma pergunta.

Terao conhecimento no IMT o descontento dos alunos com as perguntas poco logicas que desafiam a fisica natural?

Instrutor
António Bento

Miguel,
A questão aqui não é procurar a opinião do aluno mas sim esclarecê-lo. No entanto se o aluno não está de acordo com as respostas colocadas, tem inteira liberdade para esclarecer as dúvidas com o instrutor da escola onde está a ter formação. Confirmo a resposta C como correta.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira

Mesmo estando os pneus em mau estado, a distancia de travagem será sempre maior se vamos a descer.

De facto, pode ocorrer a situação em que com pneus bons, e a descer, a distancia de travagem pode ser maior do que numa estrada a subir com pneus lisos ou em mau estado.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Fabio,
Certo. No entanto devemos sempre escolher qual a resposta "mais" correcta. Não há dúvida que o estado dos pneumáticos influenciam sempre a distância de travagem, inclusive em vias com inclinação.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira

Se formos em linha recta, aceito esta resposta. Mas para mim a inclinação SEMPRE influencia, dado que existe sempre uma força na moto, que será a gravidade, e esta estará sempre presente sem importar o estado dos pneus. De esta forma se vamos a subir ou se vamos a descer, com os pneus em bom estado ou não, a distancia de travagem será SEMPRE MAIOR se vamos a descer.

Mesmo assim penso que tanto uma resposta como a outra estarão corretas. Existem muitos factores que poderão ou não influenciar a distancia de travagem.

A pergunta claramente diz "Num motociclo, a distância de travagem pode variar devido:" e pode ser devido a inclinação, e ao estado dos pneus.

Resposta "mais" correta não existe neste caso. Para isso a pergunta deveria dizer "O que influencia MAIS a distancia de travagem". Neste caso o conceito de mais correta faria mais sentido. Ao meu parecer.

Seja como for se fizer o exame e isto aparecer, vou escolher a resposta dos pneus para aprovar logo ;)

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Fabio,
Sem dúvida que a inclinação por muito que seja elevada ou não acaba sempre por influenciar proporcionalmente por muito pouco que possa ser, o que, como diz, também torna a resposta A de certa forma correcta. No entanto, acreditamos que o que IMT deve considerar a resposta C como a resposta certa pelas explicações acima mencionadas.

Novo Comentário