Categoria B

Tema Sinalização luminosa, marcas no pavimento e outra sinalização

Nesta situação como devo comportar-me?

Nesta situação como devo comportar-me?

A
Devo aguardar que o peão termine a conversa.
B
Devo buzinar, manter a velocidade e continuar a marcha.
C
Devo reduzir a velocidade, buzinar e adequar a distância lateral.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Malu Gonçalves
Malu Gonçalves

mas se no código diz que dentro das localidades não posso buzinar, fico com duvida quanto a questão.

Instrutor
António Bento

Malu,
Dentro das localidades é permitido utilizar a buzina em caso de perigo iminente. Na situação apresentada, analisando as 3 respostas, a C é a única que está totalmente correta. O uso da buzina é possível ser utilizado para avisar o peão que o irei ultrapassar. A resposta certa é a C.

João Boque
João Boque

Sr. António Bento,
Como é que considera a opção B a única completamente correcta e, logo após essa afirmação, considera a resposta C correcta? A meu ver, a resposta B está completamente incorrecta. Por bom senso(visto que ninguém gosta de atrapalhar o transito sem razão) espero. Há perigo eminente nesta situação? Não, ambos o peão como o veículo estão bem visíveis. Ao ultrapassar, buzinando, estaria a gerar mais perigo. Por favor, explique bem, para não confundir, ainda mais, quem quer aprender.

João Boque
João Boque

Deve ter atenção a como explica. Por exemplo: "O uso da buzina é possível ser utilizado" Como utilizar um uso? Acho que a forma mais correcta de explicar seria: A buzina pode ser utilizada para alertar o peão que pretendo ultrapassar.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

João,
Foi um erro no comentário do sr. instrutor. A resposta que é considerada totalmente correcta é a C, não a B. Já corrigimos o comentário do sr. instrutor. Obrigado pelo seu comentário.

João Boque
João Boque

Obrigado pelo cuidado, mas só metade da minha dúvida ficou esclarecida; Pode, de certeza, ser este exemplo um de perigo eminente? A meu ver, esperar é a melhor opção... O buzinar não estaria a criar mais perigo, visto que podia assustar o peão enquanto o fazíamos?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Esperar que o peão termine a conversa não é melhor comportamento. Uma vez que este está no meio da faixa de rodagem, a resposta C das apresentadas é a que nos parece melhor.

Xenia Soares
Xenia Soares

Pois estou com dúvidas porque julgava que podemos buzinar para alertar uma ultrapassagem só fora das localidades, como estamos dentro não faz sentido....também não vejo perigo iminente nesta situação.

O código de estrada diz assim
Só é permitida a utilização de sinais sonoros:
Em caso de perigo iminente;
Fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar e, bem assim, nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Xenia,
O peão está no meio da faixa de rodagem e não nos parece que este tenha dado conta da nossa presença. Como indicado anteriormente, de todas as respostas possíveis nós consideramos a resposta C como a correcta.

Novo Comentário