Categoria B

Tema Cedência de passagem

Quando a via está congestionada, como devo proceder para facilitar a passagem a um veículo que circule em missão urgente de socorro?

Quando a via está congestionada, como devo proceder para facilitar a passagem a um veículo que circule em missão urgente de socorro?

A
Encostar ao eixo da faixa de rodagem deixando a berma livre.
B
Encostar o mais possível à direita, ocupando a berma se necessário.
C
Parar para permitir que contorne o meu veículo pelo lado mais conveniente.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Ana Ferreira
Instrutor
António Bento

Ana,
Quando temos de nos desviar para facilitar a passagem, deveremos colocar-nos o mais à direita possível da faixa de rodagem e se houver berma colocarmo-nos na mesma. A título de exemplo, um dos motivos pelo qual as auto estradas têm bermas largas é para permitir a passagem de veículos que sigam em missão urgente de socorro. A resposta certa é a B.

Carla  Corte Real
Carla Corte Real

Mas nas auto-estradas o procedimento já não é assim, pois não? Isso é só nos casos dentro e fora das localidades?

Instrutor
António Bento

Carla,
Sim, como diz, a forma de facilitarmos encostando à direita ou utilizarmos as bermas aplica-se dentro e fora das localidades. Nas auto estradas e vias reservadas as bermas existem para essa mesma finalidade, ou seja um veículo em marcha de urgência só deverá circular nesse tipo de via pelas bermas.

elizabete souza
elizabete souza

Fiz um teste com a pen e a pergunta era igual a esta, daí a resposta correta deveria ser "para deixar a berma livre". Qual será a resposta correta? Obrigada.

Instrutor
António Bento

Elisabete,
O código da estrada é bem explicito no Artº. 65 nº. 2 que diz o seguinte "... devem os demais condutores encostar-se o mais possível à direita, ocupando, se necessário a berma". Diz também o nº. 3 b) do mesmo artigo o seguinte "excetuam-se do disposto no número anterior as auto estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, nas quais os condutores devem deixar livre a berma.".
A resposta desta pergunta não há dúvida que é a B.

João Melo
João Melo

Sr. António a resposta que você deu à Ana é contraditória. Primeiro diz que "nós" nos devemos colocar o mais à direita possível e se necessário ocupar a berma com o objetivo dos veículos que sigam em missão urgente de socorro passarem junto do eixo da faixa de rodagem. Depois diz que um dos motivos pelo qual as auto estradas têm bermas largas é para permitir a passagem de veículos que sigam em missão urgente de socorro. Não faz sentido esta afirmação!

Instrutor
António Bento

João,
Nas restantes vias públicas (exceto auto estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos) ao circular um veículo em marcha de urgência, no caso de não me conseguir ultrapassar devido a haver muito trânsito, deverei ocupar o lado direito da via ou a berma para o deixar passar. Nas AE e vias reservadas é o contrário, as bermas terão de ficar livres para serem ocupadas pelos veículos prioritários. A resposta certa é a B.

João Melo
Anicete Cruz
Anicete Cruz

Agora fiquei no ar a pairar, porque respondi uma pergunta num teste anterior que dizia se ao circular numa auto-estrada posso desviar para a direita e ocupar a berma se for possível para ceder passagem a um veiculo em missão urgente de socorro, e eu respondi que sim e estava errada e vi num comentário onde o Senhor António Bento argumentou que a resposta era não porque temos que deixar a berma livre porque os veículos em missão urgente de socorro é que circulam na berma... sinceramente agora fiquei baralhada.

quer dizer que dentro e fora das localidades é que se aplica essa regra? e na auto-estrada? faz se o contrario é isso?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Anicete,
Já foi referido nos comentários anteriores do sr. instrutor que, se estivermos numa auto-estrada ou via reservada a automóveis e motociclos devemos deixar a berma livre para os veículos prioritários, caso contrário e se necessário somos nós que a devemos utilizar para permitir os veículos prioritários passarem na faixa de rodagem.

Novo Comentário