Categoria B

Tema Vias de trânsito, condições ambientais adversas

Nas auto-estradas só podem circular veículos cujas características lhes permitam atingir uma velocidade em patamar superior a:

Nas auto-estradas só podem circular veículos cujas características lhes permitam atingir uma velocidade em patamar superior a:

A
40 km/h.
B
50 km/h.
C
60 km/h.
Comentários
Rodrigo Castro
Rodrigo Castro

Porque não é 50? Visto a velocidade minima ser 50 e o veículo atingir velocidade superior a 50.

Instrutor
António Bento

Rodrigo,
Não é 50 km/h porque o código da estrada diz no Artº. 72 nº. 1 o seguinte "... nas auto estradas é proibido o trânsito de veículos bem como conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor." A resposta certa é a C.

Patrick Oliveira
Patrick Oliveira

Entao o sr intrutor quer dizer q os veiculos para transitar na autoestrada nao podem ter como maximo 50 km/h

Instrutor
António Bento

Patrick,
O que eu quero dizer é informá-lo sobre o que diz o código da estrada. É proibido a qualquer veículo que não consiga atingir a velocidade máxima (por construção) de 60 km/h de circular nas auto estradas. Esta velocidade é aquela que faz parte da especificação do veículo, ou seja quando um veículo é fabricado, nas suas caraterísticas deve vir a informação da velocidade máxima (não significa que não atinja velocidade superior). Esta velocidade também não tem nada a ver com os limites de velocidade mínimo de 50 km/h e máximo de 120 km/h aplicadas nas auto estradas.

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves

Segundo o meu livro de educação rodoviária "O novo código" - "Nas auto estradas os condutores NÃO PODEM transitar a velocidade instantânea inferior a 50 km/hora." (pg. 127).
Sendo assim, continuo sem perceber a razão de estar incorreta a resposta de 50km/h.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Vanessa,
Exactamente, segundo o código da estrada não se pode transitar a uma velocidade inferior a 50 km/h numa auto-estrada (Artigo 27 nº. 6 do Código da Estrada).

Mas, a pergunta não é qual a velocidade minima na auto-estrada, mas sim, por outras palavras, qual a velocidade minima que um veículo consegue atingir para poder transitar a auto-estrada. Ou seja, se as características de um automóvel não permite o mesmo chegar aos 60 km/h, este não pode transitar uma auto-estrada, mesmo que a velocidade minima seja de 50 km/h. É o que está previsto no Artigo 72 nº. 1 do Código da Estrada.

Teresa Colaço
Teresa Colaço

Então se um veículo por construção atingir os 60km/h pode ou não transitar nas auto-estradas?porque no artigo 72 nº.1 diz superior a 60 ou velocidade máxima igual, fiquei confusa...

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Teresa,
Se um veículo por construção não atingir uma velocidade superior a 60 km/h, então este não pode transitar na auto-estrada. É o que diz o artigo 72 do código da estrada.

Teresa Colaço
Nuno  Santos
Nuno Santos

Compreendo, mas então os pesados tem um artigo diferente.

Artigo 74.º — Trânsito de veículos pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos

Nas autoestradas ou troços de autoestradas com três ou mais vias de trânsito afetas ao mesmo sentido, os condutores de veículos pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 m só podem utilizar as duas vias de trânsito mais à direita. Obrigado

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Nuno,
Esse artigo refere simplesmente onde é que os veículos pesados devem transitar nas autoestradas, nada tem a ver com as velocidades. A mesma regra existe para os pesados se estes por construção não consigam atingir os 60 km/h.

Bruno Pacheco
Bruno Pacheco

Que confusão que aqui vai nessas cabeças. Amigos, uma coisa é a velocidade mínima instantânea permitida para se circular numa auto-estrada, que todos devem saber ser de 50Km/h. Outra coisa são os veículos que são ou não permitidos circular numa auto-estrada, certo? Então para que sejam permitidos esses mesmos veículos circular numa auto-estrada devem ter a capacidade de fabrico de atingir a velocidade instantânea máxima de 60Km/h. A razão disto? Provavelmente garantir o cumprimento de velocidade mínima permitida em auto-estrada sem problemas, sem sobre-esforço ou sem comprometer o próprio motor ou até mesmo estabilidade e segurança do condutor e outros utentes, isso já não sei. Parece ser bastante óbvio existir pelo menos uma margem de 10km/m e mesmo assim já não é muito.

Sofia Colaco
Sofia Colaco

Continuo sem perceber. O que querem dizer por velocidade em patamar?

Instrutor
António Bento

Sofia,
A velocidade em patamar é aquela que o fabricante menciona na especificação de um veículo como sendo a velocidade que ele pode atingir. O que não significa que ele consiga velocidade superior à de patamar, mas esta é a única garantida pelo fabricante.

Novo Comentário