Categoria A

Tema Visibilidade relativamente aos outros utentes da via

Conduzo um veículo de pequenas dimensões. Devo passar pela retaguarda do veículo à minha frente?

Conduzo um veículo de pequenas dimensões. Devo passar pela retaguarda do veículo à minha frente?

A
Não.
B
Sim.
Comentários
pedro nunes
pedro nunes

Não posso passar pela frente estaria a passar por cima de um passeio. Passando por trás, o condutor do veículo pode não me ver.

Instrutor
António Bento

Pedro,
O veículo à minha frente é o veiculo branco. A pergunta é se posso passar pela retaguarda dele. Se o fizesse seria para o ultrapassar pela direita, visto não haver outro motivo para passar pela retaguarda. Nesta situação o condutor do motociclo deve aguardar que os outros veículos desocupem a via de trânsito para cada um seguir o seu destino. A resposta certa é a A.

João  Ferreira
João Ferreira

muito confusa esta questão, embora tenha percebido perfeitamente a resposta do senhor António Bento

Miguel Pardal
Miguel Pardal

De certeza que nao se referem á camioneta verde da foto? Porque és bastante tentador ver que tenho espaço suficiente para poder evitar o obstaculo e nao o fazer.
É que nao entendo o porque de pasar pela retaguarda do veiculo branco. Vendo que há bastante espaço livre do lado esquerdo é quase antinatural fazer "jincana" entre os veiculos.

César Cerqueira
César Cerqueira

O veículo "à minha frente", segundo a imagem disponibilizada, é o veículo pesado de caixa aberta, cor verde. O veículo branco está posicionado à minha direita.
Entendo a questão como tentativa de perguntar se devemos passar o trânsito parado, ultrapassando pela esquerda os dois ligeiros, passando depois por trás do veículo pesado que está claramente em manobra de descarga (cenário de entrada e saída de viaturas).

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

César,
O veículo branco de facto está mais para a direita mas não deixa de estar à nossa frente na via em que circulamos. É este o veículo que a pergunta se está a referir.

Novo Comentário