Categoria B

Tema Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Nesta situação, devo:

Nesta situação, devo:

A
Moderar a velocidade e utilizar sinais sonoros.
B
Transitar com especial prudência e com as luzes de perigo ligadas.
Comentários
André Goulart
André Goulart

Não me quer parecer que nenhuma das opções esteja correta.

Instrutor
António Bento

André,
Pode-se utilizar sinais sonoros como perigo iminente, como por exemplo para chamar a atenção de um idoso no caso de ele não se aperceber que estamos a circular na via, ou por exemplo se um animal não se desviar com a nossa aproximação. A resposta certa é a A.

Nuno Fernandes
Instrutor
António Bento

Nuno,
Não é a B porque, embora o moderar a velocidade esteja correto, ligar as luzes de perigo (4 piscas) está incorreto. As luzes de perigo só devem ser ligadas em caso de paragem forçada, diminuição brusca de velocidade ou acidente. Nenhum dos casos se aplica na pergunta mencionada. A resposta certa é a A.

Andreia Barroso
Andreia Barroso

Para mim estam as 2 erradas os sinais sonoros nao devem ser utilizados porque nao se considera um perigo mas sim uma manifestação de desagrado

Instrutor
António Bento

Andreia,
Nós podemos concordar ou não com as respostas, no entanto temos de colocar a resposta certa de acordo com o critério do IMT e não de acordo com o nosso critério. A resposta certa está no meu comentário anterior.

Ana Joaquina Dias
Ana Joaquina Dias

Na minha escola aprendemos que só se deve utilizar sinais sonoros em caso de perigo eminente, o que não é o caso. Nesta situação devemos circula com prudencia e aguardar que os peões se desviem, se necessário devemos parar.

Carlos Gomes
Carlos Gomes

Mas não esqueçam que aqui esta um idoso/a, não pode ouvir ou ver pouco.

Ana Teixeira
Ana Teixeira

Se o Código diz que devemos apenas usar os sinais sonoros em caso de perigo eminente, também me parece que esta pergunta e as respectivas respostas são dadas a erro...

Novo Comentário