Categoria B

Tema Cedência de passagem

Se o veículo verde mudar de direcção à esquerda, deve ceder a passagem ao motociclo?

Se o veículo verde mudar de direcção à esquerda, deve ceder a passagem ao motociclo?

A
Não.
B
Sim.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Joao Santos
Joao Santos

Bom dia. O primeiro a avançar é o carro verde porque não tem ninguém à direita e não se verifica a existência de sinal vertical. O motociclo é o ultimo pois nós avançamos em 2º lugar independentemente do trajeto que o verde escolha. Podem verificar pff?

Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira

Eu também achava que era assim... mas tive mal nesta questão

Instrutor
António Bento

João Santos,
A partir do mento em que o veiculo verde muda de direção quando se cruzar com o motociclo, este fica à sua direita. Neste caso o motociclo avança em primeiro lugar sendo a resposta correta a B.

Maria Machado
Maria Machado

Desculpe, mas não percebo. Poderia explicar melhor, por favor? Obrigada.

Instrutor
António Bento

Maria,
A questão da cedência de passagem tem a ver quando dois veículos terão de seguir o mesmo caminho sem se “atropelarem” um ao outro. Imagina que o veículo verde vai avançar ao mesmo tempo do motociclo. Provavelmente iriam chocar batendo o motociclo na porta direita do veículo verde na altura em que ele já tinha começado a mudar de direção. Daí o motociclo apresentar-se pela direita, havendo uma colisão com o veículo verde, seria na parte direita desse veículo que o motociclo colidia.

pedro fernandes
pedro fernandes

Consoante a explicação dada, quer isto dizer que, mesmo que o veículo verde encontra-se a minha direita, o meu veículo avançaria em 1º lugar, 2º lugar o motociclo e por ultimo o veículo verde, certo?

Instrutor
António Bento

Pedro,
Errado, eu nunca poderei avançar em primeiro lugar porque está à minha direita o veículo verde. Então a ordem é, primeiro o motociclo, depois o veículo verde e por último o meu veículo. A regra da cedência de passagem diz que avança em primeiro lugar o veículo que se apresenta pela direita.

Maria Machado
Maria Machado

Obrigada pela explicação e pelo excelente trabalho aqui desenvolvido.

Novo Comentário