Categoria B

Tema Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Um condutor defensivo :

Um condutor defensivo :

A
Age sempre em conformidade com o comportamento dos outros condutores.
B
Avança sempre em ultimo lugar.
C
Tem sempre em atenção o comportamento dos outros condutores
Comentários
Patrick Oliveira
Patrick Oliveira

A resposta C também está certa.

Instrutor
António Bento

Patrick,
O efetuar uma condução defensiva tem sempre a ver com a ação de conduzir perante os outros condutores. Não é que a resposta C esteja totalmente incorreta no entanto a resposta A vai mais ao encontro da definição de condução defensiva porque menciona o agir do condutor e não o observar os outros condutores. A resposta certa é A.

Miguel Maia
Miguel Maia

Não concordo que seja a resposta A pois se agíssemos em conformidade com os outros condutores, por exemplo se um condutor cometeu uma infracção ou desrespeitou algo não podemos agir em conformidade com esse acto e proceder do mesmo modo..

Instrutor
António Bento

Miguel,
Embora não concorde, a resposta correta é a A de acordo com o meu comentário anterior. Se um condutor cometer uma infração muito grave (não parar num Stop por exemplo) eu ao ter uma condução defensiva seria desviar-me do outro veículo de forma a evitar o acidente, mesmo sabendo que seria ele o culpado por não ter parado.

João Rito
João Rito

Boa tarde Sr. António

Fui instruído a não me desviar para não provocar um outro acidente que a culpa possa ser minha...

Dou o caso de uma colega minha numa aula de condução, segundo o seguinte cenário:

Dentro de uma localidade, duas vias no mesmo sentido, ela circula pela mais à direita. Junto à direita está estacionado um automóvel. Ela prossegue moderadamente, até que de repente o condutor do automóvel estacionado abre a porta para sair, sem reparar se o pode fazer em segurança.

A minha colega desviou-se para a esquerda. Adivinhe o que aconteceu... Vinha um carro a circular pela via à esquerda. Felizmente não chegaram a embater, mas caso acontecesse, de quem acha que seria a culpa?

Portanto é como o Miguel afirmou: não deveríamos agir em conformidade com os outros mas sim atentos aos que os outros são capazes de fazer. Se temos alguém que aparecesse e nos deve ceder passagem, e não cede, não agimos em conformidade, impondo a nossa prioridade, mas sim cedemos (mesmo tendo prioridade) pois sabemos que podemos ter problemas.

Instrutor
António Bento

João,
O ter uma condução defensiva é ter atenção ao comportamento dos outros condutores. Com certeza que toda a ação que o condutor tenha deverá ser de forma a não se colocar ao próprio e aos outros utentes em perigo. Cada caso deverá ser analisado individualmente. O código da estrada defende que todos os condutores deveriam conduzir tendo uma atitude de condução defensiva, no entanto em termos reais cada um é responsável pelo seu comportamento, seguindo ou não o mencionado no código da estrada.

Gialinda Lima
Gialinda Lima

Portanto o que difere a resposta A da resposta C são as meras palavras:
(conformidade e atenção) certo?
Eu acho que no que desrespeito o código da estrada a ATENÇÃO prevalece.

Mário Drek
Mário Drek

Sr. António você disse na resposta ao João "O ter uma condução defensiva é ter atenção ao comportamento dos outros condutores." entao como é que a respota C pode estar errada?! se eu tivesse um exame que tivesse errado 4 e esta sendo uma delas, voce acabou de dizer isso mas no entanto eu tive errado! Explique-me por favor como é que a resposta C está errada.

Instrutor
António Bento

Mário,
Pelo fato de a resposta correta ser a A não significa que a resposta C esteja totalmente errada. Perante as 3 respostas a A está mais correta que a C, isto porque numa condução defensiva não basta ao condutor estar só com atenção aos outros utentes mas sim agir em conformidade. Dando um exemplo, se eu estivesse a passar um cruzamento e o outro condutor não parasse num stop, eu via que o outro condutor não iria parar mas se não travasse o meu veículo iria colidir com ele. Significa isto que a atenção aos outros condutores é importante mas se for necessário agirmos para evitar o acidente, deveremos fazê-lo.

Mário Drek
Mário Drek

Ok, ja percebi a diferença, Obrigado.

Novo Comentário