Categoria B

Tema Velocidade

Dentro das localidades a velocidade máxima permitida, para um automóvel ligeiro de mercadorias com ou sem reboque, é sempre de 50 km/h.

Dentro das localidades a velocidade máxima permitida, para um automóvel ligeiro de mercadorias com ou sem reboque, é sempre de 50 km/h.

A
A afirmação é falsa.
B
A afirmação é verdadeira.
Comentários
Diana Pereira
Diana Pereira

Nesta questão a palavra "sempre" induz um pouco em erro, visto que nas zonas de coexistência (dentro das localidades) a velocidade máxima permitida a todos os veículos é de 20km/h...

Instrutor
António Bento

Diana,
Como as zonas de coexistência são específicas do código da estrada não vindo mencionado na pergunta nunca poderíamos considerar a velocidade permitida nestes locais como regra geral. A resposta certa á B.

Beatriz Gomes
Beatriz Gomes

Mas a velocidade maxima podia ser limitada por um sinal vertical?

Instrutor
António Bento

Beatriz,
Sim, mas nesse caso seria considerado uma exceção não fazendo parte da regra geral. A pergunta refere-se a uma forma geral, no entanto sabemos que pode haver variações seja pelos sinais verticais, temporários ou agentes de autoridade.

Pedro Costa
Pedro Costa

Mas a palavra "sempre" vai induzir em erro. Ninguém vai pensar apenas na regra geral quando a pergunta diz especificamente "sempre de 50km/h.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Pedro,
Concordamos que esta pergunta poderia ser feita de forma mais claro, mas o que o IMT pretende saber aqui é se a velocidade máxima nas localidades para um automóvel ligeiro de mercadorias com ou sem reboque ("com ou sem", daí o sempre).

Cátia Pinto
Cátia Pinto

a resposta está mal pois nas localidades um automóvel de mercadorias com reboque só pode andar a 40 km/H por isso não pode ser verdade visto que não pode andar sempre a 50

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Cátia,
A velocidade máxima para um automóvel ligeiro de mercadorias com reboque é de 50 km/h dentro das localidades. A Cátia está a fazer confusão com os automóveis pesados de mercadorias com reboque.

Luna Nunes
Luna Nunes

Regra geral, a velocidade máxima permitida, dentro das localidades, para os automóveis referidos em questão é de 50 km/h. Contudo, isso NEM SEMPRE se sucede, justamente por haver sinalização vertical dentro das localidades que condicionam a velocidade máxima permitida. Refiro-me, por exemplo, ao sinal vertical C13. Logo, não faz qualquer sentido que a resposta seja a B, visto que, e volto a sublinhar, a velocidade máxima permitida dentro das localidades NÃO será SEMPRE de 50 km/h. Indicar na questão a palavra "sempre" implica ignorar justamente o sinal C13, o que é um absurdo.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Luna,
Tem razão, a palavra sempre foi mal aplicada aqui. Nós achamos que o IMT formulou mal esta questão e que quer-se saber sim se a velocidade máxima para veículos ligeiros de mercadorias com ou sem reboque é ou não 50 km/h.

Ariana Ferreira
Ariana Ferreira

O que deveremos fazer então em caso de, em exame, nos deparamos com uma má formulação de uma qualquer pergunta? Uma vez que não podemos fazer o exame partindo desse pressuposto.

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Ariana,
Devemos responder com base da regra geral, se nada em específico for mencionado na pergunta, respostas ou fotografia, tal como o exemplo que a utilizadora Luna deu.

Ana Nás
Ana Nás

Se a interpretação das perguntas se rege por uma determinada lógica, esta, deve ser aplicável a todas as questões. Assim sendo, como em todas as outras questões onde nos dizem que devemos considerar a expressão ''sempre'' ou ''nunca'', e sendo que nesta questão não refere ''regra geral'', ou esta está mal colocada, ou a resposta errada. Agora, sempre, não é certamente, porque basta haver obras ou qq outra sinalização ou situação na via, que a velocidade máxima aplicada deixa de ser 50 e passa a ser a conveniente ou indicada pela sinalização que esteja no local. A questão está errada, por mais que vocês se justifiquem, ou então, alterem completamente a lógica de interpretação exigida para todas as outras questões semelhantes. :)

Novo Comentário