Categoria A

Tema Visibilidade relativamente aos outros utentes da via

Nos motociclos, pode assistir-se durante a travagem e por norma, à deslocação de massa para a frente, pelo que:

Nos motociclos, pode assistir-se durante a travagem e por norma, à deslocação de massa para a frente, pelo que:

A
A maior força de travagem deve ser exercida sobre o travão da frente, salvo nos casos de circulação a velocidade especialmente reduzida.
B
Deve preferir-se a utilização do travão da retaguarda em qualquer situação de trânsito.
C
Não deve utilizar-se o travão da frente sempre que se circule a velocidade superior a 100 km/h.
Comentários
Nuno Ferro
Nuno Ferro

Porque nao pode ser a C? nao percebi

Instrutor
António Bento

Nuno,
Não é a resposta C porque não existe nenhum limite sobre a que velocidade se deverá utilizar o travão da frente. A resposta A está correta porque, embora sejam utilizados os dois travões em simultâneo, deve-se exercer uma maior força de travagem no travão da frente.

Miguel  Fonseca
Miguel Fonseca

Esta já é uma questão antiga mas tenho que demonstrar o meu cepticismo perante essa escolha. A menos que eu tenha percebido mal a pergunta do exame, é dito que deveremos dar prioridade à utilização do travão da frente, excepto a velocidade reduzida. Na minha opinião deveria ser exactamente o oposto, visto que se eu usar o travão da frente a grande velocidade vejo-me em risco de fazer uma égua e ir parar ao hospital. Ou estou errado?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Miguel,
Ao travar um motociclo, independentemente de utilizar o travão da frente ou de trás, toda a massa irá deslocar-se para a frente devido à inércia. Devido a esse facto, o travão da frente é mais eficaz uma vez que a roda da frente tem melhor contacto com o solo por ter mais peso sobre esta (devido à deslocação da massa) do que na roda de trás.

Novo Comentário