Categoria B

Tema Outras manobras

Pretendo mudar de direcção à esquerda. Para tal devo:

Pretendo mudar de direcção à esquerda. Para tal devo:

A
Aproximar o veículo ao lado esquerdo da faixa de rodagem.
B
Aproximar o veículo da marca rodoviária que está a dividir as vias de trânsito.
C
Aproximar o veículo do eixo da faixa de rodagem.
Comentários
Vanissa Lopes
Vanissa Lopes

E porque não do lado direito da faixa de rodagem?

Instrutor
António Bento

Vanissa,
Devo encostar-me ao lado direito da faixa de rodagem para mudar de direção para a direita e não para esquerda. Para mudar de direção para a esquerda devo-me colocar junto ao eixo da faixa de rodagem ou, numa via de sentido único, deverei colocar-me à esquerda da faixa de rodagem. A resposta certa é a C.

Miguel Resende
Miguel Resende

Esta imagem é a mais duvidosa de todas as que aqui apareceram. Falho esta pergunta porque ao que chamam eixo da faixa de rodagem, nesta foto de péssima qualidade, parece o início de um passeio, logo seleccionei a resposta A. Caso chumbasse por um lapso destes ficaria destruído

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Miguel,
Infelizmente estas fotos são as únicas que o IMT forneceu publicamente, no entanto na altura do exame as fotografias irão ser de qualidade superior.

Quando em dúvida pode-se sempre fazer zoom, por vezes ajuda e pensamos que nesta pergunta o zoom dá para fazer entender a imagem sem problemas.

Alexandre Estevam
Alexandre Estevam

Esta imagem é muito duvidosa. Faz parecer que é uma via de sentido único, pelo que a resposta certa seria a resposta A.

Instrutor
António Bento

Alexandre,
Ao não estarmos numa via de sentido único, teremos sempre de nos colocar no eixo da via que neste caso especifico é junto ao separador central. Vê-se pela imagem que vêm veículos em sentido contrario no outro lado da placa separadora de vias.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Eu concordo com o Alexandre e com o Miguel quando apresentam as suas dúvidas perabte o que é uma faixa de rodagem ou não neste caso, pois essa definição é relevante para a resposta desta questão. Em questões anteriores, assimilei, por comentários aqui vistos neste site, que quando existe uma separação física, quer seja um passeio ou um separador central, estou perante duas faixas de rodagem. Assim, guiando-me por esse raciocínio, escolhi a resposta A, pois pensei que as vias de transito que estão no meu sentido são uma faixa de rodagem e as vias de trânsito que estão em sentido contrário (pois vê-se que temos veículos em sentido contrários) são outra faixa de rodagem. Se a resposta C é a correta, então é porque a definição de faixa de rodagem não está bem apresentada. Estou como o Miguel. É muito mau errar por falta de interpretação de conceitos basilares das matérias.

Instrutor
António Bento

Duarte,
Em parte concordo com o seu comentário. As minhas respostas são dadas de acordo com as respostas dadas e com a informação que tenho. Não significa isto que eu esteja 100% correto. O IMT nunca disponibilizou as respostas consideradas como certas. A minha ajuda tem como única finalidade complementar a informação que os alunos deveriam ter na escola. Nem sempre assim acontece visto muitas das vezes colocarem-me questões que em nada têm a ver com as perguntas. O aluno tem sempre a liberdade de escolher uma resposta diferente se porventura sair esta ou outra questão no teste de exame. Mantenho a resposta certa, a referida no meu comentário anterior.

Daniela Nogueira
Daniela Nogueira

Na imagem não é apresentada uma via com sentido único? Se atendermos às marcas rodoviárias do lado direito encontra-se uma seta com sentido para a frente e ao lado uma seta com sentido para a frente e para a esquerda e quanto à sinalização vertical a proibição de inverter o sentido de marcha. No meu ponto de vista a resposta seria a A sendo esta uma via de sentido único.

Instrutor
António Bento

Daniela,
Como referi anteriormente o aluno tem sempre o direito de discordar da resposta que consideramos como correta e escolher outra. Confirmo tudo o que referi anteriormente.

Vitor Neves
Vitor Neves

Mas isto não é uma via de sentido único?na minha opinião deveria estar do lado esquerdo da via para poder virar a esquerda certo?

A via que eu saiba só tem um sentido

Instrutor
António Bento

Vitor,
De fato numa via de sentido único deveremos colocar-nos à esquerda da faixa de rodagem para mudar de direção para a esquerda. No entanto, conforme mencionado nos comentários anteriores, com base na informação disponibilizada, considero a resposta correta como sendo a C.

Xamako Xamakinho
Xamako Xamakinho

Para virar à esquerda não devia me aproximar á via da esquerda onde me permite virar a esquerda???sem perigo sr instrutor

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Xamako,
Já foi dada a explicação nos comentários anteriores do sr. instrutor o porquê de ser a resposta correcta a C.

Novo Comentário