Categoria B

Tema Paragem, estacionamento e cruzamento de veículos

Nesta via de forte inclinação, quem deve ceder a passagem?

Nesta via de forte inclinação, quem deve ceder a passagem?

A
O meu veículo porque é um automóvel ligeiro.
B
O outro veículo porque desce.
C
O outro veículo porque é um automóvel pesado.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Miguel Costa
Instrutor
Tomás Anunciação
Miguel Filipe
Miguel Filipe

Não compreendo bem esse artigo (Artº. 33 do Código da Estrada). No 1.b diz que cede passagem o condutor do veiculo que desce; no 2.d diz que deve recuar o condutor do veiculo que vai a subir.

Instrutor
António Bento

Miguel,
Não há dúvida que na impossibilidade de haver cruzamento entre 2 veículos o código da estrada coloca várias hipóteses de acordo com o veículo que está mais próximo do cruzamento, tipo de veículos, se têm reboque, se são pesados ou ligeiros, e para “baralhar” mais se a via é plana ou inclinada. Em cada pergunta temos sempre de analisar as respostas possíveis e considerar a correta. Há casos em que o veículo que desce é o que cede a passagem e acontece também o contrário onde o veículo que sobe é que cede a passagem. Neste caso especifico é fácil de escolher a resposta adequada porque a pergunta é a única que está correta perante as outras duas.

Cláudia Teixeira
Cláudia Teixeira

Mas perante um pesado, não é o ligeiro que cede?

Instrutor
António Bento

Cláudia,
Perante um pesado é o veiculo ligeiro que recua, esta é a regra, mas aplica-se quando estamos ambos à mesma distância e o piso é plano. Numa situação em que o piso tem inclinação a regra aplicada é a mencionada no meu comentário anterior.

vanda Ferreira
vanda Ferreira

Com todas as explicações fiquei confusa na mesma, o pesado poderia recuar porque está mais perto do local em que o cruzamento é possível..

Instrutor
António Bento

Vanda,
O código da estrada tem várias regras referentes à cedência de passagem. As mesmas podem ser se os veículos forem iguais ou diferentes, se o piso é direito ou inclinado, se o veículo chegou antes ou depois, etc. Para cada uma das perguntas apresentadas, teremos de ver as respostas possíveis. Depois com base no conhecimento das hipóteses alternativas deve-se escolher a resposta que esteja correta a 100%, isto porque poderá haver respostas corretas mas incompletas. Para não complicar mais, sugiro perceber qual a resposta certa mediante os meus comentários anteriores.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira

Não deve ser o nosso veículo que sobe e assim sendo tem a manobra mais facilitada que o veículo pesado que vai descer?

Instrutor
António Bento

Pedro,
Não, pelas explicações mencionadas nos meus comentários anteriores.

Diogo Silva
Diogo Silva

Está errada a explicação que está a dar, o nosso veiculo é que deve ceder a passagem, pois é mais fácil para nós fazer marcha a trás e descer do que o outro veiculo fazer marcha a trás e subir.

Instrutor
António Bento

Diogo,
A finalidade do site é ajudar os alunos a efetuarem os testes com êxito. O aluno tem sempre autonomia para aceitar ou não as nossas sugestões e poderá sempre escolher outra resposta se a mesma pergunta aparecer no exame teórico. Não irei acrescentar mais em relação ao que foi dito anteriormente, quer concorde ou não.

Novo Comentário