Categoria B

Tema Paragem, estacionamento e cruzamento de veículos

Nesta situação, estando o meu veículo mais próximo do local em que o cruzamento é possível, quem deve recuar?

Nesta situação, estando o meu veículo mais próximo do local em que o cruzamento é possível, quem deve recuar?

A
Eu.
B
O condutor do veículo dos bombeiros.
C
O condutor do veículo que está a subir.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
David Chaves
Instrutor
António Bento

David,
Estando eu mais próximo do local onde o cruzamento é possível sou eu que devo recuar porque o outro veículo já entrou na passagem estreita. É mais fácil para mim ser eu a recuar e deixar passar o outro veículo. A resposta certa é a A.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Eu nesta situação fiquei algo confuso pelo seguinte: eu reconheço essa regra de recuar quem está mais próximo do cruzamento, porém, também existe a regra de quem está a subir (neste caso o veículo dos bombeiros) é que deve recuar, pois fazer marcha-atrás para quem está a subir é mais simples do que para o que está a descer ter que a realizar. Assim sendo, qual das duas regras prevalece nesta situação?
Já agora, a resposta B e C não são idênticas?

Instrutor
António Bento

Duarte,
Quando existe uma situação em que um dos veículos está a subir, o mesmo terá de ser mencionado na pergunta. Só pela imagem é um pouco difícil ter a certeza que o local tem inclinação. Nesta pergunta considero a resposta certa a A devido à regra mencionada na pergunta. A resposta B e C são idênticas se o veículo dos bombeiros vier a subir, embora assim o pareça não existem dados na pergunta ou respostas que me confirmem.

ronaldo delabona
ronaldo delabona

não percebo esse jogo de palavras, já chumbei em 2 códigos por isso,
me explique detalhadamente por favor se puder...

Instrutor
António Bento

Ronaldo,
Não existe nenhum jogo de palavras. Os meu comentários (baseados no Código da Estrada) foram unicamente para justificar a resposta correta como sendo a A. Se mesmo assim existem dúvidas sugiro colocar as mesmas ao seu instrutor onde está a ter formação.

Andreia Rocha
Andreia Rocha

E estando o veiculo dos bombeiros em marcha de urgência de socorro mais próximo do local onde o cruzamento é possível quem devia de recuar ?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Andreia,
O Código da Estrada apenas nos diz que devemos em qualquer circunstância ceder sempre a passagem a veículos que circulem em marcha de urgência. No entanto devemos analisar sempre todas as situações, por exemplo, se realmente for mais rápido para a ambulância recuar para nos ceder a passagem, então sim, esta deve fazê-lo uma vez que a intenção é de o cruzamento ser rápido.

Novo Comentário