Categoria B

Tema Estado físico do condutor, alcool, drogas e medicamentos, sinais de obrigação

Considera-se condução sob o efeito de álcool, quando o condutor apresenta uma TAS:

Considera-se condução sob o efeito de álcool, quando o condutor apresenta uma TAS:

A
Igual ou superior a 0,3g/l.
B
Igual ou superior a 0,5g/l.
C
Superior a 0,5g/l.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Bruno Silva
Instrutor
António Bento

Bruno,
Os condutores recém encartados estando no regime probatório a taxa de álcool no sangue sujeito a contra ordenação é a partir de 0,2 gm/l de sangue. Existem dois regimes, o geral, que abrange a maioria dos condutores, e o especial que abrange os condutores de pesados, táxis, ambulâncias, condutores com carta a menos de 3 anos e condutores de transporte de crianças. Quando a pergunta não especifica quem é o condutor, a mesma refere-se ao regime geral e neste caso a TAS é a partir de 0,5 gm/l de sangue. A resposta certa é a B.

Drélo Padeiro
Drélo Padeiro

Então um condutor encartado à mais de 3 anos não comete uma contra-ordenação grave se apresentar TAS igual ou superior a 0,2g/l?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Drélo,
Certo, desde que se for superior a 0,2 g/l seja inferior a 0,5 g/l. Mas atenção, o limite de 0,2 g/l não é apenas para os condutores em regime probatório, mas sim também para os condutores de veículos de socorro, de transporte colectivo de crianças e jovens até 16 anos, de pesados de passageiros, mercadorias e matérias perigosas, e taxistas.

Ana Martins
Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Ana,
Sim, a pergunta refere-se ao regime geral. Sempre que se pretende referir ao regime probatório, este será mencionado na pergunta ou respostas.

Novo Comentário