Categoria B

Tema Paragem, estacionamento e cruzamento de veículos

Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar?

Nesta situação, quem deve avançar em primeiro lugar?

A
Eu.
B
Quem primeiro chegou ao local.
C
Quem tiver de contornar o obstáculo.

Material de estudo relacionado com esta pergunta

Comentários
Ramon Freitas
Ramon Freitas

Não seria quem chegou primeiro ao local ?

Instrutor
António Bento

Ramon,
De fato nada nos indica se fui eu que cheguei antes ou depois ao local. Sendo assim julgo estar mais correto a resposta B e não a A, baseando-me no Artº 33, 1 b) do Código da Estrada que diz "Quando a faixa de rodagem for demasiadamente estreita ou se encontrar obstruída de ambos os lados, deve ceder a passagem o condutor do veículo que chegar depois ao troço...".

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Por recomendação do Sr. instrutor António Bento, alterámos a resposta certa desta pergunta de A para B.

Bons testes!

Maria  Soares Lopes
Maria Soares Lopes

A resposta certa não deveria ser a A? Esta situação deve ser cumprida como se a via onde está a ambulância fosse suprimida, de modo a que o meu veiculo tenha prioridade pois a via onde circulo não tem qualquer obstáculo ou supressão

Instrutor
António Bento

Maria,
Eu entendo (olhando para a imagem) que nenhum dos veículos entrou no local mais estreito da via. Com base nessa interpretação considerei e considero a resposta certa como a B. É a minha interpretação, porque as perguntas e respostas foram cedidas pelo IMT e eles próprios nunca disseram quais as respostas corretas.

Maria  Soares Lopes
Maria Soares Lopes

Eu realizei está mesma pergunta na minha escola de condução e a resposta certa era a A.

Instrutor
António Bento

Maria,
Mais uma vez depende da interpretação da imagem. Percebo que possa ter dúvidas, assim como eu não posso garantir a 100% que a minha escolha seja a mais correta. Vou manter a resposta certa como a B com base no meu comentário anterior. Se pretender considerar a resposta A como certa, ficará ao seu critério. Como disse anteriormente, tanto a resposta A como a B poderão estar corretas dependendo do artigo do código da estrada que se aplica a cada uma das situações, ou chegar primeiro, ou desviar do arbusto.

Gilberto Almeida
Gilberto Almeida

O código da estrada diz que «Se não for possível o cruzamento entre dois veículos que transitem em sentidos opostos,deve observar-se o seguinte:
a) Quando a faixa de rodagem se encontrar parcialmente obstruída, deve ceder a passagem o condutor que tiver de utilizar a parte esquerda da faixa de rodagem para contornar o obstáculo» artigo 33º do mesmo código. Neste caso a obstrução encontra-se do lado da ambulância.

Pedro Ramos
Pedro Simoes
Pedro Simoes

Nesta situação o EU é que esta correto, PK pergunta quem primeiro deve avançar e pela imagem sou EU ate PK já estou no meio

valdemiro da rosa
valdemiro da rosa

Acho o EU é que deveria passar em 1º lugar

Emídio Rodrigues
Emídio Rodrigues

Penso que a resposta correcta seria a opção "A". Observando a imagem podemos verificar que a ambulância se encontra mais próxima de um local onde é possível o cruzamento dos dois automóveis. Assim sendo, "Eu" deveria avançar. Cumprimentos.

Marcelo Pereira
Marcelo Pereira

quem tem a via obstruída não é sempre obrigado a ceder a passagem? neste caso o veiculo em sentido contrario tem a via obstruída, logo não deveria ser a resposta A "EU" a correta?

duarte campos
duarte campos

a resposta certa nao deveria de ser a A? a pergunta começa com "Nesta situação...". naquela situaçao ve se que EU sou quem avança primeiro

João Fialho
João Fialho

Artº 33, 1 b) do Código da Estrada que diz "Quando a faixa de rodagem for demasiadamente estreita ou se encontrar obstruída de ambos os lados, deve ceder a passagem o condutor do veículo que chegar depois ao troço...". (Agora só queria que alguem me explica-se onde está a estrada obstruída de ambos os lados... e demasiado estreita também não, que vê-se perfeitamente que esta cada um do seu lado e o obstaculo está no lado da ambulancia, que se tem o seu lado da via obstruida passo eu 1º, e na imagem tambem parece que cheguei 1º ao local), Obrigado

Instrutor
António Bento

João,
Como referido em comentários anteriores, dependente da interpretação da imagem e do artigo do código da estrada, tanto pode ser a resposta correta a A ou a B. Como referido também, não existe forma de sabermos qual a resposta correta considerada pelo IMT. Por todos estes motivos não irei alterar a resposta que considero como correta.

pedro fernandes
pedro fernandes

Eu considero a A tambem uma vez que a nivel de distancias da-me a etender que até estou mais proximo, agora a via da ambulância está obstruida o que segnifica que tem de utilizar a via da esquerda, logo tem de ceder a passagem, logo resposta correcta é A(eu)!!!

lucia saparine
lucia saparine

no meu livro de código de 2014 está muito bem esclarecido, passa primeiro quem não tem que contornar o obistáculo, pag. 177: quando a faixa de rodagem está obstruida deve ceder a passagem o condutor que tiver que usar a parte esquerda para contornar o obistáculo.

lucia saparine
lucia saparine

Eu também tenho certeza que essa imagem fala de via obstruida e não estreita e sendo assim passa primeiro quem não tiver que contornar o obstáculo.

Bruno Macb Monteiro
Bruno Macb Monteiro

Por norma a resposta correcta neste caso seia a A pela regra dos estreitamentos de via e como eu me encontro mais perto do obstáculo a ambulância deve ceder a passagem evitando me de recorrer a marcha atrás para lhe dar espaço para ela passar. Se antes estava a A certa não percebo o PK de mudarem. Obgd

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

Mais uma vez, as respostas correctas consideradas por nós são com base da nossa interpretação das perguntas e cenários apresentados.

Relativamente a esta questão, a nossa interpretação em detalhe é a seguinte.

Cenário: Conseguimos ver na fotografia que estamos perante um troço estreito onde não é possível o cruzamento entre ambos os veículos, e além disso existe um obstáculo no lado esquerdo da faixa onde o veículo em sentido contrário terá contornar.

A resposta A dá-nos a entender que somos sempre nós que temos o direito a passar. Esta resposta estaria certa se apenas existisse o obstáculo e o troço permitisse o cruzamento de 2 veículos em simultâneo, querendo assim dizer que a ambulância apenas teria de nos ceder a passagem devido ao obstáculo.

No entanto, o troço é estreito e apenas pode passar um veículo de cada vez. Tal como referido anteriormente, nesta situação deve atravessar o veículo que chega primeiro ao troço, o que neste caso, sim, somos nós, mas se a ambulância tivesse chegado primeiro ao troço estreito, esta teria prioridade de passar.

Mais uma vez, esta é a nossa interpretação. O aluno é sempre livre de escolher uma resposta diferente durante o exame de código.

Novo Comentário