Categoria B

Tema Sinais de indicação

Este sinal complementar está colocado numa via reservada a automóveis e motociclos a 500 metros de uma saída.

Este sinal complementar está colocado numa via reservada a automóveis e motociclos a 500 metros de uma saída.

A
A afirmação é falsa.
B
A afirmação é verdadeira.
Comentários
Rodrigo Reis
Rodrigo Reis

Pensei que a resposta B estivesse correta.

Instrutor
António Bento

Rodrigo Reis,
O sinal complementar está colocado a 500 metros de uma saída de uma auto estrada e não de uma via reservada a automóveis e motociclos. Embora as vias reservadas sejam equivalentes às auto estradas a sinalização é diferente. Sendo a resposta certa a A.

sara neves
sara neves

a cor do sinal neste caso deveria ser verde? não estou a perceber.

Instrutor
António Bento

Sara,
As cores dos sinais verdes são aplicadas nos itinerários principais (IP). Nas auto estradas a sinalização é azul.

Maria  Soares Lopes
Maria Soares Lopes

entao e como deveria ser a sinalizacao se fosse numa via reservada a automoveis e motociclos

Instrutor
António Bento

Maria,
A pergunta tem a ver com o sinal complementar de informação de saída em auto estrada. Nas vias reservadas não existe sinalização de saída. A cor da sinalização nas vias reservadas também é azul.

Duarte  Oliveira
Duarte Oliveira

Então agora é que fiquei confuso, pois se a cor da sinalização também é azul nas vias reservadas, a única coisa que me levou a escolher a resposta A foi o facto de na imagem se ver um separador físico entre as faixas de rodagem, característico apenas das auto-estradas...

João Rito
João Rito

Olá, Duarte
Para já, penso que a última explicação dada pelo Sr. António Bento foi incorreta. Sinais complementares com o fundo AZUL (como o ilustrado na imagem) são exclusivos a autoestradas, pois nos IPs (itinerários principais) o fundo desses sinais é VERDE, e nos ICs (itinerários complementares) o fundo é BRANCO.

Agora, pensa na afirmação da seguinte maneira, Duarte:

"Este sinal complementar está colocado numa via reservada a automóveis e motociclos"

FALSO, não está colocado numa via reservada a automóveis e motociclos mas sim numa autoestrada. São dois tipos diferentes de via, como deves saber, pelo facto de se autorizar uma velocidade máxima diferente, e também como referiste nas autoestradas sempre possuírem separadores físicos das faixas de rodagem, mas corrige-me se estou errado (não sei bem), IPs também poderão ter separadas fisicamente as faixas de rodagem, embora não obrigatoriamente...

Para ter a certeza que estamos numa autoestrada basta fitar a pré-sinalização ao fundo que, para além de ter fundo AZUL, indica a permanência na AUTOESTRADA se se continuar nas duas vias assinaladas, portanto é efetivamente uma autoestrada.

a parte "a 500 metros de uma saída" serve para confundir (no meu caso, desnecessariamente) os alunos.

Obrigado e boa noite :D

Instrutor
António Bento

João,
Eu no meu comentário anterior mencionei que a sinalização nas vias reservadas a automóveis e motociclos também é azul, não me referi aos sinais complementares. Depois basta olhar para o tal sinal de saída de 500 metros para sabermos que estamos numa auto estrada e não numa via reservada. É mesmo pelo sinal dos 500 metros (sendo mais visível que os sinais ao fundo) que eu identifico o tipo de via na imagem. Para terminar, confirmo tudo o que referi anteriormente, embora tenha todo os direito de discordar.

Isabel Freitas
André Santos Lourenço
André Santos Lourenço

Ai os sinais são diferentes então indique me lá quais são os sinais de uma via reservada a automóveis e motociclos?

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

André,
Já foi mencionado nos comentários anteriores a explicação para esta resposta.

André Santos Lourenço
André Santos Lourenço

Pena tudo o que tenha sido mencionado não esteja correto, porque pelo que sei uma via reservada a automóveis e motociclos é o mesmo que uma autoestrada....

Testes de Código Grátis
Testes de Código Grátis

André,
Errado. Uma via reservada a automóveis e motociclos é realmente equiparada a uma auto-estrada, mas não é a mesma coisa. Existe uma diferença fundamental entre as duas que é a velocidade máxima. Nas vias reservadas a automóveis e motociclos a velocidade máxima para um veículo ligeiro de passageiros, por exemplo, é de 100 km/h, no entanto nas auto-estradas a velocidade máxima é de 120 km/h.

Novo Comentário